segunda-feira, 26 de maio de 2008

Abertura dos Jogos Escolares Municipais


A comissão organizadora dos JEM caprichou na recepção dos alunos-atletas, com bandeiras, bexigas e uma bela decoração no ginásio do Taquaral.
No desfile de entrada dos representantes das escolas, na quadra do Ginásio do Taquaral, alguns alunos demonstraram timidez, outros estavam desinibidos e acenavam para os colegas sentados na arquibancada. Algumas escolas foram com uniformes esportivos e faixas confeccionadas especialmente para o evento, outras unidades estavam apenas com o uniforme municipal, mas não menos animadas ou sem destaque. O evento, aberto na manhã desta terça-feira, dia 20, teve a marca da felicidade e da ansiedades pelo início dos Jogos Escolares Municipais 2008 (JEM 2008).

Abertura

A comissão organizadora dos JEM caprichou na recepção dos alunos-atletas, com bandeiras, bexigas e uma bela decoração no ginásio do Taquaral, além da apresentação de integrantes da Fanfarra Municipal, DJ e a dupla Bruno e Camila. O ponto alto do evento foi o acendimento do fogo olímpico, quando as mais de mil crianças e jovens - que lotavam o ginásio - se entusiasmaram com a apresentação da pira pelo atleta campineiro Sinval Souza de Oliveira e alunos de escolas municipais que foram revelados pelos JEM e, hoje, competem em clubes renomados.
"Acho que vai ser muito bacana participar das competições, porque tudo está bonito e organizado", avaliou o aluno Michel Furtado Medeiros, 13 anos, que vai disputar xadrez pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Caic Professor Zeferino Vaz. Influenciada pelos amigos que já participaram de outras edições dos JEM, Laiza Ferreira de Aquino, 12 anos, vai disputar o atletismo pela primeira vez representando a escola Correa de Melo. "Treino sempre na escola, e de tantos meus amigos falarem, resolvi competir nos jogos deste ano", contou.
Aluna da Emef Francisco Ponzio Sobrinho, Francieli de Oliveira Silva, 7 anos, é pequena na estatura, mas praticamente uma veterana em se tratando de Jogos Escolares. Pelo segundo ano consecutivo, ela participa da apresentação de ginástica rítmica e ginástica artística. "Adorei desfilar pela minha escola, e este ano quero fazer mais bonito ainda", disse a pequena aspirante a ginasta.


Números


Promovido pelo terceiro ano consecutivo, os Jogos Escolares Municipais são dirigidos a alunos entre seis e 16 anos matriculados nas escolas de Ensino Fundamental do Município. Este ano, 40 escolas municipais se inscreveram para o evento esportivo, o que significa que 100% das unidades com crianças e adolescentes com idade para competir nos Jogos participam dos JEM- atualmente a Prefeitura possui 42 unidades escolares, entre escolas de ensino fundamental regular e escolas de educação para jovens e adultos.
"Todas as escolas municipais participando dos JEM é resultado de um bom trabalho da equipe organizadora, além da repercussão dos Jogos dentro das unidades, onde há a cobrança dos próprios alunos em relação à participação das unidades", avaliou a membro da comissão organizadora dos JEM pela secretaria de Educação, Mariângela Kachan. Ela lembra ainda que em 2006, pouco mais de 20 escolas municipais participaram das competições, e que em 2007, o número subiu para 35 unidades.
"O fato de conseguirmos a participação de todas as escolas e o crescimento no número de inscritos mostra uma evolução do nosso trabalho, aprimoramento da organização e melhora na capacitação técnica dos professores envolvidos. Isso reflete numa melhor qualidade do nosso atendimento para os participantes", ressalta Cristiane Savi, coordenadora de Esportes Educacionais da Secretaria de Esportes e Lazer e também da comissão organizadora dos JEM.
O torneio entre estudantes tem como objetivo despertar na criança e no adolescente o interesse pela prática esportiva enquanto atua como instrumento de inclusão social e contribui para a interação entre escolas e participantes. "A nossa principal motivação na realização deste evento é despertar na criança o interesse pelo esporte como manifestação cultural", explica Cristiane Savi.

A competição


Os alunos disputam partidas em 12 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, damas, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, natação e futebol soçaite em categorias conforme a idade: pré-mirim (até 10 anos); mirim (11 e 12 anos); infantil (13 e 14 anos) e juvenil (15 e 16 anos), em equipes masculina, feminina e mista.
As partidas serão realizadas sempre aos finais de semana (confira cronograma abaixo) em clubes municipais, praças de esporte, clubes sociais, universidades e associações esportivas. As competições vão até outubro e o encerramento será no dia 24/10. Além das disputas, os JEM também realizam os congressos técnicos que reunirão professores de educação física envolvidos em todas as modalidades e categorias.
Ao final das competições, os três primeiros colocados em todas as modalidades recebem medalha e troféus na categoria infantil e juvenil. Na pré-mirim e mirim, todos os participantes ganham medalha, independente da colocação. Haverá ainda uma Classificação Geral, aonde os 5 melhores colocados serão premiados.

Cronograma dos Jogos Escolares Municipais (JEM)

MAIO

Dia 16 - 1º Congresso TécnicoDia 20 - Abertura Jogos Escolares Municipais 2008

Dias 26 a 30 de maio - competições nas modalidades coletivas Juvenil (comdata reserva de 2 e 3 de junho)
AGOSTO

Dia 5 - 2º Congresso TécnicoDias 11 a 15 - competições nas modalidades coletivas Infantil - (18 a 20 -datas reservas)
SETEMBRO

Dias 22 a 26 - competições nas modalidades individuaisOUTUBRODias 6 a 10 - competições nas modalidades coletivas Mirim (13 e 14, datasreservas)

Dia 24 - Encerramento JEM


Postar um comentário