sábado, 5 de junho de 2010

Estratégias de Leitura



Por Cris Linardi

Ler por ler não tem graça. É como namorar por namorar. Vivem-se as letras, ou beijos, e não se tem muita compreensão do que está rolando. O bom é ter foco e vivenciar cada situação com bastante intensidade, no sentido de se entender o que se vive. No caso dos livros o importante é o fazer por prazer e dar uma ajudinha quando a leitura se tornar enfadonha.

Eu adotei uma técnica e está funcionando que é uma beleza, então compartilho aqui com vocês. Eu decidi fazer resenha de todos os livros que acabo de ler. Não dos que já li, mas do que termino agora, assim os que já li, terei que ler de novo e fazer uma resenha imediatamente depois, já que a cuca está mais fresca.

Antes de qualquer coisa, resenha, segundo o meu grande amigo Houaiss, é o resumo crítico de livros, notícias etc. Como não sou crítica nem nada, porque existe essa atividade no meio literário, eu me atenho a resumir e colocar o que achei do livro na minha resenha enquanto leitora. O interessante desta prática é que você consegue criar um hábito legal de ler com mais atenção para poder falar disso depois. É importante que você publique esta resenha em algum lugar, blog ou site especializado, assim te dá mais ânimo para ler mais e escrever sobre isso. Eu comecei a publicar minhas resenhas no meu perfil no SKOOB (http://www.skoob.com.br/perfil/crislinardi), que é uma rede social onde você se conecta a amigos, segue e é seguido e monta sua estante virtual de livros, além de poder organizar seus livros como lidos, vou ler, emprestei etc. Isso é muito legal para a gente não se perder neste mar de livros que lemos, e eu sei que você lê tanto quanto eu, certo?

Se você ainda não tem o hábito da leitura, não sabe o que está perdendo, ou sabe. Olha, comece com um livro que te atraia, veja a capa, as ilustrações, se tiver, e vá lendo, no mínimo, uma página por dia. Determine o horário, antes de dormir, após fazer as lições, após a escola, respeite seu ritmo e seu próprio gosto preferido. Se gosta de vampiros, pegue livros que contam essas histórias, se gosta de histórias de investigação, os sebos e bibliotecas estão lotados desses. Romance, aventura, ficção científica, novelas, teatro, infantil, tem pra todos os gostos!

Como nossa escola está em reforma e a biblioteca fechada, procure as bibliotecas públicas. Campinas tem várias e você pode ver a lista completa delas no site Cult Campinas (http://cultcps.blogspot.com/), é só procurar no menu direito.

Não há desculpas para não ler, hein? Mas por que ler? Simplesmente porque a base de nossa comunicação é a língua, a palavra, portanto, quem lê mais se comunica melhor e escreve com mais clareza. E você não quer perder as melhores coisas da vida por conta de uma comunicação falha com as outras pessoas, não é mesmo? Outra dica, meu amigo, não coloque no ‘seu’ vocabulário as palavras do dialeto internetês, porque na hora daquela prova da professora Marly, Kátia ou Paula, elas não irão considerá-las, ok?

Fica aí a dica!

Ah, eu estou no Twitter: @crislinardi. Sigam-me os bons! Até a próxima!

------------------------------------------
Cris Linardi é nossa colaboradora de longa data. É escritora, poetisa, colabora em vários sites de literatura e cultura. Se prepara para o lançamento de dois livros este ano, um pela Ed. Multifoco e outro pela Ed. Scortecci, com dois poemas inclusos numa antologia a ser lançada na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto. Ela também trabalha em nossa escola há 9 anos, só que lá, utiliza seu nome verdadeiro, Aline. ;)

Foto: Reading Head - Greying by Nz Dave

Um comentário:

Vany® disse...

Hahaha... é verdade, acho que por causa do dinamismo das informações da internet, a pressa, a correria eu acabei me afastando dos livros. Eu fazia algo semelhante quando lia há alguns anos, eu tinha uma planilha excel onde anotava informações sobre cada livro que acabava de ler. O tema, se gostei ou não etc etc...
Estou com um livro aqui e ainda não o comecei. Eu sei que se começar vou querer terminar, mas nunca tomo a iniciativa por causa do tempo... mas é mesmo fundamental ler e vou rever isso.
Obrigada pelas dicas!!! bjs