sexta-feira, 11 de maio de 2012

MOCHILÃO DA LEITURA

          Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos, pois a leitura solta a sua imaginação; estimula sua criatividade; aumenta o seu vocabulário; facilita a escrita; simplifica a compreensão das coisas; melhora a comunicação com os outros; liga o seu senso crítico na tomada, entre outros benefícios.

            Considerando também que o hábito, a valorização e a prática de leitura no ambiente familiar interferem positivamente na formação de alunos leitores, as professoras dos primeiros anos, Vanessa Cristina Oliveira e Lucimar dos Santos de Assis, desenvolvem um projeto de incentivo à leitura com seus alunos e familiares.

            O projeto ganhou o nome de “Mochilão da Leitura”, pois cada sala do primeiro ano tem uma mochila com vários livros de diferentes gêneros textuais (poesias, peça teatral, contos, histórias em quadrinhos, etc.) voltados tanto para crianças quanto para adultos que circulam nas casas dos alunos. O objetivo desse projeto é criar e estimular na rotina familiar momentos de leitura compartilhada entre pais e filhos.


* Fotos tiradas na biblioteca da escola (Biblioteca Ruth Rocha) no dia de início do projeto.

       Junto com os livros circula um caderno em que as famílias podem relatar suas experiências com a leitura e as crianças podem desenhar sua relação com os livros. A partir do relato de algumas famílias, percebe-se que o projeto está colhendo bons resultados. Vejam alguns depoimentos:

            “A leitura é muito importante para adultos e crianças. Em casa sempre gostamos de livros e o (nome da criança) sempre se interessou por livros desde pequeno. Muito legal essa iniciativa de encaminhar livros para a casa dos alunos. Gostamos de vários livros, pena não ter dado tempo de ler todos eles (...). Boa leitura à todos que terão a oportunidade de ler”.

            “A (nome da aluna) ficou ‘apaixonada” pelo mochilão... rsrs. Se eu tivesse mais tempo com certeza ela me faria ler todos. Mas nos divertimos muito com o livro ‘O moço do correio e a moça da casa de tijolinho – Ricardo Azevedo’. Todos nós gostamos! Lemos também ‘Cacoete – Eva Furnari’ e ‘O menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha’. É muito interessante e eu indico a todas as crianças (...). Achamos muito interessante essa ideia e gostaríamos de ter a oportunidade se possível de ter o mochilão em nossa casa novamente. Muito obrigada pela oportunidade e boa leitura a todos”.

            Dando continuidade ao projeto, no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil (pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato), os alunos foram presenteados com livros da Fundação Educar. Confiram as fotos, incentivem a leitura e aguardem novas notícias da ação desse projeto de incentivo à leitura.


* Fotos tiradas no Dia Nacional do Livro Infantil durante a entrega de livros aos alunos.
Postar um comentário