quarta-feira, 4 de julho de 2018

Pensemos o futuro, pois o presente grita urgência!

"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais. Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores. Se planejarmos para a vida toda, devemos educar pessoas"
Kwantzu, China, Séc. III a.C


Um pouquinho do trabalho desenvolvido na tutoria com a professora Kátia Fernandes sobre o tema sustentabilidade a fim de contribuir na construção de um mundo melhor, socialmente mais justo e ambientalmente mais equilibrado se valendo da cultura da sustentabilidade como metodologia para a concepção e desenvolvimento de ações que transformam ambientes humanos sustentáveis e modos de vida saudáveis em sua plenitude.

1ª apresentação: Trabalho desenvolvido pelas alunas Nicoly de Almeida Loredo, Evelyn Marcele Calienta Santana, Isabella Souza de Carvalho, dos 8º anos A e B.

VOCÊ SABE O QUE É SUSTENTABILIDADE? 

O tema estudado foi Sustentabilidade, com conceitos desenvolvidos tanto com os alunos do Ensino Fundamental Final (8º anos) como também com os alunos do Ensino Fundamental Inicial (2º ano B), com o desenvolvimento de atividades e oficinas. 

O que o aluno deveria aprender com essa atividade? 

- Conceito de Sustentabilidade; 

- Desenvolver a autonomia do aluno para criação de brinquedos; 

- Consciência sobre a reutilização de materiais que poderiam virar lixo; 

- Desenvolver as habilidades de recorte, colagem e pintura; 

Além do envolvimento dos pais para ajudarem na construção de brinquedos nesse estilo tanto em casa como em outros lugares. 

Sobre as atividades: 

Foram 7 encontros de 4:20 horas, para o desenvolvimento de pesquisas e construção do trabalho da oficina e 2 encontros de 1:30 hora que foi o desenvolvimento da atividade com as crianças. 


Durante o Trabalho de Oficina: 

Primeiro dia – pesquisamos sobre o que é sustentabilidade e começamos a pensar em formas de explicações fáceis para as crianças entenderem; 

Segundo dia – começamos a fazer o slide, procuramos fotos para o cartaz e pesquisamos vídeos explicando o que é sustentabilidade; 

Terceiro dia – começamos a pensar na atividade que iríamos fazer com a sala, fizemos o cartaz, começamos a fazer o relatório sobre a primeira atividade e preparamos os bilhetes para entregar para os alunos. A primeira atividade era monstrinhos com rolo de papel higiênico, gostamos desta ideia de trabalho, pois trabalharíamos com tudo que era pedido pela professora Katia Martins, nossa orientadora. 

No dia 5 de junho, fomos combinar com a professora Talitha, do 2° ano B, para fazermos a atividade com sua sala e ela permitiu; 

No dia 12 (terça-feira), foi o primeiro dia que fizemos atividades com os alunos do 2° B: 

Primeiro as alunas Evelyn e Nicoly se apresentaram para a sala (a aluna Isabella não pode comparecer) e perguntamos se eles já ouviram falar do que era sustentabilidade, a metade da sala disse que sim e outra disse que não, perguntamos também se eles sabiam o que era, alguns alunos tentaram explicar e chegaram perto. Depois começamos a explicar a eles o que era sustentabilidade através do slide (toda hora nós perguntávamos se eles estavam com dúvidas). Então entramos na parte dos lixos que representam a reciclagem, começamos com perguntas e a maioria sabia que tinha os lixos, mas não sabiam certinho quais materiais vão para cada tipo de descarte de lixo e também eles não tinham conhecimento do lixo marrom. Então começamos a fazer uma pequena “atividade” oralmente comentando sobre os lixos e explicando para qual tipo material deve ir para cada lixo, após as explicações fizemos perguntas para ver se eles prestaram atenção. Logo após explicarmos perguntamos se eles trouxeram os materiais necessários para fazer a atividade e todos falaram que sim. Começamos a fazer a atividade que preparamos. A finalização da primeira parte do trabalho: 






No quarto dia de tutoria, as alunas separaram materiais para os alunos utilizarem para encapar os rolos de papel higiênico. 

No dia 19, foi o nosso segundo encontro, as alunas Evelyn e Nicoly estavam, e novamente a aluna Isabella não pode comparecer. Perguntamos, de início, se eles lembravam de algo que foi falado no encontro passado, a maioria lembrou do que nós explicamos. Logo após, passamos dois vídeos explicando melhor o que era sustentabilidade e eles gostaram muito, principalmente do segundo vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=E1rZFQqzTRc https://www.youtube.com/watch?v=jzttKY1Mqkw). Depois começamos a fazer perguntas para ver se lembravam da reciclagem e todos lembravam. Por fim começamos a fazer os brinquedos (foram os mesmos brinquedos, nós só deixamos eles fazerem de novo, porque muitos alunos pediram), tiramos algumas fotos durante o processo e os resultados: 







    


       




Nós, alunas que realizamos o trabalho e oficina, gostamos muito desse trabalho, pois é muito interessante explicar esse assunto “complexo” de uma forma fácil para as crianças. E esperamos que vocês também tenham gostado.

PROJETO 2

2ª atividade: desenvolvida pelos alunos de 8º e 9º anos Guilherme Aparecido Mendes Santana, Isabella Giovana B. Amaro, Rafaella Sestari Pereira, Hudson da Cruz Santos e Victor Eduardo Carmo da Silva.

SUSTENTABILIDADE QUE “VAI E VEM”



 Antes do 1º Dia

Foi enviado bilhetes para os responsáveis dos alunos indicando os materiais necessários e os dia de inicio da atividade.

 1º DIA

Os alunos responsáveis pelo projeto ( quatro alunos do 9º ano e um do 8º ano) ensinaram por meio de slides, cartazes e video, o que é SUSTENTABILIDADE.



2º DIA
Começou-se a confecção do brinquedo “Vai e Vem”, com a intenção de ensinar sobre a sustentabilidade, juntamente com os alunos do 1º ano A.







 3º DIA

Finalização do brinquedo e as crianças começaram a brincar.



Pessoas envolvidas na elaboração do projeto:

Alunos do 1ºano A do período da tarde responsáveis por trazer materiais e realizar a atividade;
Professora Dani responsável pela turma, ajudou na organização da sala;
Alunos da tutoria (8º e 9º) responsáveis por elaborar o projeto, apresentar para os demais e ajudar na realização da atividade.




Nenhum comentário: