quinta-feira, 7 de abril de 2011

I Semana Literária – Notícias do dia 3

O terceiro dia da I Semana Literária da EMEF Pe Emílio Miotti foi iniciado com histórias apresentadas em Power Point pelas professoras do período da manhã aos alunos do Ciclo I e II, dentro da programação infantil do evento. A atividade caracterizava-se por trazer histórias selecionadas de nossa literatura em forma de slides para serem expostas no programa Power Point do Windows, a fim de que a narrativa aliada às imagens atiçasse o imaginário dos alunos.

Um dos livros foi “Marcelo, Marmelo, Martelo”, de Ruth Rocha. As gravuras contidas no texto original foram apresentadas aos pequenos leitores enquanto o narrador – no caso, uma professora – contava a história. A entonação específica para cada situação vivida pelo personagem Marcelo em sua aventura pelas descobertas com as palavras era o grande atrativo do trabalho, tornando-o imensamente prazeroso para quem ouvia e para quem contava.
“Diversidade”, de Tatiana Belinky, foi outro livro transformado em apresentação de Power Point. Sua temática acerca das diferenças e suas peculiaridades é trabalhada na narrativa de forma divertida e ao mesmo reflexiva. As ilustrações belíssimas são de Fê e imprimem uma delicada maneira delicada e intensa de se apreciar a leitura – algo que criança sabe fazer muito bem, principalmente quando estimulada!

A programação infantojuvenil contou com a presença dos escritores José Oliveira e Raphael O Lord. José é autor de “Réu dos Sonhos” e “Amargo Pecado”. O primeiro, sua estréia na literatura, é de 2008 e conta a história de Diôni, um rapaz de família rica que vive na busca incansável por tudo o que acredita. Retrata conflitos familiares, a ambição sem limites do homem, a discussão sobre a vida em si e outras questões existencialistas. Com uma linguagem simples se propõe a apresentar as entrelinhas da vida – as coisas que se desapercebem no olhar cruel da contemporaneidade.

Já “Amargo Pecado”, seu livro mais recente, narra a história de um homem que amarga na atualidade as consequências de um passado impiedoso.

José contou um pouco de sua infância simples, seu início na literatura e, com seu jeito tímido, porém cativante, sorteiou exemplares de ambos os títulos entre os alunos, além de dor outros para a biblioteca.

O escritor Raphael O Lord é conhecido da comunidade nerd por suas narrativas vampirescas cheias de sangue. O gênero – literatura fantástica – é um dos preferidos entre os jovens, possivelmente empolgados com sucessos globais como Harry Potter, a saga Crepúsculo e histórias vampirescas de Anne Rice a H.P. Lovecraft. Embarcando nessa linha, assim como muitos outro autores nacionais – inclusive de enorme popularidade, como André Vianco e Eduardo Spohr -, Lord, como é conhecido nos fóruns de literatura fantástica e RPG (Role-playing game - jogo de interpretação de papéis), publicou “Draculea - O Livro Secreto dos Vampiros” e “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens”. Ambos são coletâneas organizadas pelo escritor Ademir Pascale e trazem histórias cheias de suspense, terror, vampiros, lobisomens e vários outros seres fantásticos e igualmente aterrorizantes. Para quem curte o gênero é uma boa pedida.

Lord também sorteou ambos os títulos entre os alunos, além de palestrar sobre sua carreira e processo de criação. Ele também contou a história curiosa de como abandonou a ilustração e passou a escrever, totalmente desmotivado por um antigo professor de artes.

Os autores foram embora, porém a parceria foi feita. O incentivo à leitura passou a ser um de seus ideais: uma camisa a ser vestida por pais, mães, educadores, leitores, escritores e formadores de opinião, principalmente.
Postar um comentário