domingo, 20 de março de 2011

I Semana Literária: Notícias do dia 2

Nossa I Semana Literária foi um dos eventos mais diferentes e extraordinários já ocorridos em nossas dependências. Tudo porque promoveu ações específicas de incentivo à leitura nunca antes feitos por aqui. Trazer autores para dentro da sala de aula foi uma ideia nova, que meteu um pouco de medo, já que a equipe não tinha certeza se conseguiria manter o cronograma de todos os dias e se os autores realmente viriam.

Alguns não puderam comparecer, outros confirmaram na última hora; como o escritor Juliano Sasseron (blog), que veio no último dia confirmando na noite anterior. Juliano veio de Andradas, MG, é autor de Crianças da Noite e Abençoado e viu a iniciativa como uma "promoção de incentivo à leitura muito interessante. Trazer o autor pra dentro da sala de aula, aproximando seus leitores, é uma coisa especial, preciso fazer parte disso!", comentou ele ao telefone, na quinta à noite, empolgado, à Aline Nardi (a autora
Cristina Linardi), uma das organizadoras do evento.

Mas vamos por partes! Esta postagem visa 'digerir e condensar' o que aconteceu no dia 15/03, apresentando algumas fotos do dia, que estarão sendo publicadas em nosso Flickr na medida do possível; bem como os vídeos o serão no nosso canal no Youtube. Nós já publicamos aqui um artigo sobre o dia 14, portanto tentaremos ao longo da semana publicar os artigos referentes aos outros dias.

 No dia 15 de março, 2º dia da Semana Literária, os alunos dos Ciclos I e II (1º ao 5º ano) passaram a manhã ouvindo a contação de histórias da professora Vanessa Pires. Ela se vestiu à caráter para contar a história de um macaquinho que queria dormir na cama do macaco pai por ter medo do escuro para os alunos do 1º ao 3º ano.

Para os alunos do 4º e 5º ano Vanessa contou  história do menino que queria ser rico e foi à casa do vento norte a fim de ganhar uma toalha mágica que tinha o poder de se encher de iguarias gostosas. Também contou sobre o cocô que correu atrás do menino que o fez no mato, o que era proibido.

No período da tarde, os alunos dos Ciclos III e IV (6º ao 9º ano) receberam a visita em sala de aula da escritora Cristina Linardi e do músico Vinnie Fuscaldy.

 Cris conversou com os alunos sobre seu alter-ego literário e seu trabalho em nossa escola, com seu nome verdadeiro, Aline, o que vários acharam divertido, já que nem todos conhecem seu lado escritora. Falou de seu processo criativo, de como publicou seus primeiros textos na internet, de seus blogues, como se deu suas publicações em papel, além de seu processo de formação como leitora e posteriormente escritora. Ela também promoveu seu e-book recém lançado, A Cova da Alma (link) e falou sobre O Metal e as Nuvens, livro em que está trabalhando atualmente.

Vinnie Fuscaldy retornou à escola para falar sobre seus projetos musicais. Ele esteve conosco no ano passado, um pouco antes da reforma, e falou sobre seu trabalho com o Di-Fusão, sua banda de um homem só, onde ele faz tudo, inclusive divulgar na internet suas músicas de rock-pop. Ele também cantou sucessos próprios como Maybe Girl e Como Um Tango de Gardel.

Vinnie está com a rádio Di-Fusão (link) que é mais um canal para divulgar seu trabalho. Lá ele também inclui grandes sucessos do rock nacional e internacional e já possui uma audiência fiel. Seu projeto também vem de encontro ao próprio projeto de rádio de nossa escola, desenvolvido pela professora Kátia Martins. Os alunos produzem a pauta, vinhetas e são locutores, apresentando tudo em forma de exposição de trabalhos em sala de aula. A ideia é ampliar o projeto, para tanto a reforma possibilitou a construção do estúdio de rádio que será usado para esse fim. Vinnie ampliou o horizonte demonstrando que a internet possibilita a transmissão ao vivo ou em forma de podcast. Ele se dispôs a retornar futuramente para uma conversa mais clara sobre isso.

A Semana Literária terminou no dia 18 de março com um saldo super positivo. Vários autores, várias criações, vários talentos descobertos. Quer saber mais? Acompanhe nossas postagens. Ao longo da semana continuaremos contando como foi!

Serviço
Vinnie Fuscaldy:    Myspace Twitter: @di_fusao
Cristina Linardi:     Site          Twitter: @crislinardi
Postar um comentário