terça-feira, 15 de março de 2011

I Semana Literária: Notícias do dia 1

Nosso primeiro dia de Semana Literária foi um sucesso. No período da manhã tivemos a presença do escritor Cícero Edno que conversou com os alunos dos 1° ao 5° anos, cujas faixas etárias são entre 6 e 11 anos. Daqui alguns dias disponibilizaremos os vídeos que fizemos de seu divertido bate-papo com a garotada. As fotos ficaram na câmera de uma professora, disponibilizaremos logo também. 

Cícero Eno / Divulgação
Cícero Edno é ator de teatro e escritor de livros infantis. Atendeu prontamente nosso convite para conversar com os alunos sobre seu trabalho e apresentar seus textos. Ficarmos muito felizes com sua presença e sabemos da riqueza da experiência.


No período da tarde tivemos uma oficina de história em quadrinhos, oficina com o X-O, o modelo de laptop educacional que os alunos estão utilizando, além da presença do escritor Felipe Tazzo e da escritora Joana Masen. Ambos conversaram com nossos alunos de 6º, 7º, 8º e 9º anos alternadamente.
  
Felipe Tazzo na sala de aula
 
Felipe Tazzo em palestra

  










Na ocasião os alunos puderam apreciar o trabalho de cada um e conhecer um pouco dos autores por trás dos textos. Felipe prendeu a atenção da garotada com seu jeito divertido, contou sobre o personagem de seu livro Perdeu, Playboy, um bandido que deu certo - nem tão certo assim! -, além de falar sobre suas inspirações, processo criativo e responder as perguntas dos adolescentes.

A escritora Joana leu trechos de seus poemas publicados e falou de seus escritores favoritos e da influência destes em sua própria literatura. Também trocou ideias com os alunos sobre suas leituras prediletas, sobre a onda de livros com temática fantástica - vampiros, lobisomens etc - e sobre as adaptações de livros para o cinema. Assim como Felipe, doou exemplares de suas publicações para a biblioteca da escola. 


Joana Masen palestrando

Joana Masen na sala de aula

De fato a experiência de ter um autor dentro da sala de aula é marcante, aproxima o leitor do criador da história, os alunos tiveram o privilégio de conhecer a cara por trás do texto e isso fica marcado na história da Escola Padre Emílio Miotti.
 
Também tivemos a presença da equipe de reportagem do Correio Popular e em breve vocês lerão alguma coisa a respeito da Semana Literária também no jornal. No site da prefeitura saiu uma matéria que a repórter Liliane Santana fez: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=5620. Tuítem, divulguem no Facebook, Orkut, nos seus blogues!

Oficina X-O

Oficina de HQ












A semana está sendo muito legal e no decorrer dos dias - e na medida que conseguirmos - iremos postando mais novidades.

Serviço:
I Semana Literária da Escola Padre Emílio Miotti
De 14 a 18 de março
Das 8 às 17 horas (14 a 17/03)
Festa de Encerramento, Reinauguração da Escola e Oficialização do Projeto "Um Laptop Por Aluno"
18 de março, das 10 às 17 horas
(este horário foi alterado para possibilitar a presença do senhor prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos)

Cícero Edno: http://www.ciceroedno.com/    Twitter: @CiceroEdno
Postar um comentário