terça-feira, 15 de março de 2011

I Semana Literária: Notícias do dia 1

Nosso primeiro dia de Semana Literária foi um sucesso. No período da manhã tivemos a presença do escritor Cícero Edno que conversou com os alunos dos 1° ao 5° anos, cujas faixas etárias são entre 6 e 11 anos. Daqui alguns dias disponibilizaremos os vídeos que fizemos de seu divertido bate-papo com a garotada. As fotos ficaram na câmera de uma professora, disponibilizaremos logo também. 

Cícero Eno / Divulgação
Cícero Edno é ator de teatro e escritor de livros infantis. Atendeu prontamente nosso convite para conversar com os alunos sobre seu trabalho e apresentar seus textos. Ficarmos muito felizes com sua presença e sabemos da riqueza da experiência.


No período da tarde tivemos uma oficina de história em quadrinhos, oficina com o X-O, o modelo de laptop educacional que os alunos estão utilizando, além da presença do escritor Felipe Tazzo e da escritora Joana Masen. Ambos conversaram com nossos alunos de 6º, 7º, 8º e 9º anos alternadamente.
  
Felipe Tazzo na sala de aula
 
Felipe Tazzo em palestra

  










Na ocasião os alunos puderam apreciar o trabalho de cada um e conhecer um pouco dos autores por trás dos textos. Felipe prendeu a atenção da garotada com seu jeito divertido, contou sobre o personagem de seu livro Perdeu, Playboy, um bandido que deu certo - nem tão certo assim! -, além de falar sobre suas inspirações, processo criativo e responder as perguntas dos adolescentes.

A escritora Joana leu trechos de seus poemas publicados e falou de seus escritores favoritos e da influência destes em sua própria literatura. Também trocou ideias com os alunos sobre suas leituras prediletas, sobre a onda de livros com temática fantástica - vampiros, lobisomens etc - e sobre as adaptações de livros para o cinema. Assim como Felipe, doou exemplares de suas publicações para a biblioteca da escola. 


Joana Masen palestrando

Joana Masen na sala de aula

De fato a experiência de ter um autor dentro da sala de aula é marcante, aproxima o leitor do criador da história, os alunos tiveram o privilégio de conhecer a cara por trás do texto e isso fica marcado na história da Escola Padre Emílio Miotti.
 
Também tivemos a presença da equipe de reportagem do Correio Popular e em breve vocês lerão alguma coisa a respeito da Semana Literária também no jornal. No site da prefeitura saiu uma matéria que a repórter Liliane Santana fez: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=5620. Tuítem, divulguem no Facebook, Orkut, nos seus blogues!

Oficina X-O

Oficina de HQ












A semana está sendo muito legal e no decorrer dos dias - e na medida que conseguirmos - iremos postando mais novidades.

Serviço:
I Semana Literária da Escola Padre Emílio Miotti
De 14 a 18 de março
Das 8 às 17 horas (14 a 17/03)
Festa de Encerramento, Reinauguração da Escola e Oficialização do Projeto "Um Laptop Por Aluno"
18 de março, das 10 às 17 horas
(este horário foi alterado para possibilitar a presença do senhor prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos)

Cícero Edno: http://www.ciceroedno.com/    Twitter: @CiceroEdno

3 comentários:

Paula Balardin disse...

Realmente este impacto de aproximar o escritor, leitores e suas obras é fantástico!!!! E os livros foram autografados? Se não, taí um bom motivo para voltarem, rererere

ednamonytoledo disse...

Nossa esta semana está sendo diferente...nas oficinas de HQ minha surpresa é constante, pois as produções dos alunos estão simplesmente maravilhosos... e os autores...sempre uma grata surpresa.

Emílio Miotti disse...

Gentes,
Estamos ficando muito importantes... Que bacana!
Observando as crianças numa das palestras, percebi que alguns queriam mostrar resistência, o que é próprio da idade, mas ao mesmo tempo muitos estavam, no íntimo, se deixando ganhar... um dos meninos saiu da paletra extremamente reflexivo. Se atingirmos alguns, creio que fizemos um ótimo trabalho! Eles olhavam entre si o tempo todo para saber se aprovavam ou não. Foi quando umas das meninas perguntou para um amigo o que ele havia achado e, apesar de eu não ter ouvido a resposta, percebi no rosto dela e dele que algo havia entrado ali...
Nosso papel é esse: insistir sempre e permitir que eles tenham muitas oportunidades como essa.
Abçs
Aline B.