terça-feira, 14 de junho de 2011

Cuidado Com o Celular!

Foto by Futuro do Presente

A Revista Época da semana passada fez um alerta sobre o efeito nocivo do celular para nós, seres humanos. Estudos vem ocorrendo desde praticamente o início de seu uso, por volta de 1990, e os resultados nunca foram muito satisfatórios por existirem inúmeras controvérsias a respeito. Especula-se que a radiação emitida pela antena tenha potencial cancerígeno e ao mesmo tempo que alguns estudos confirmam esta hipótese, logo depois surgem outros derrubando-as.
Enquanto os especialistas no assunto e a Organização Mundial de Saúde não concordem definitivamente com isso, médicos e cientistas orientam sobre a não utilização do aparelho por crianças - pois é fato que a radiação provoca algum dano sim - e o uso de fones de ouvido e viva voz nas ligações dos adultos. Isso evitaria que o aparelho permaneça muito tempo colado ao ouvido. Especialistas também orientam que o uso não ultrapasse 30 minutos diários, algo que pode parecer aberração para a geração que precisa estar super disponível o tempo todo.
Não seria o momento de refletirmos sobre como a tecnologia afeta nossa rotina e como sua ausência seria entendida como catástrofe? Exagero? Se você descobrisse que a partir de amanhã não haveria mais internet, o que você faria?
Links úteis:
Celular volta a poder causar câncer, diz OMS - Artigo da Revista Época.
Tirem os celulares das mãos das crianças - entrevisa com Devra Davis, de 64 anos, doutora em sociologia e saúde pública.
Uso de celular por crianças é irresponsabilidade, diz cientista - Alerta da BBC Brasil, em 2001.
Postar um comentário