terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto Aluno-Autor

O Projeto Aluno-Autor é uma ação de incentivo, orientação e difusão das criações artísticas dos nossos alunos, centralizada na biblioteca e desenvolvida pelos professores de nossa escola. O educador interessado em participar, inicialmente se reúne com a Aline Nardi, que é a responsável pelo desenvolvimento do projeto, e inicia as ações dentro de sala de aula, que vão desde o trabalho com gêneros literários e rodas de leitura, até criação de textos e ilustrações e releituras de clássicos. A próxima etapa é a avaliação do material pelo próprio professor, não para escolha dos melhores trabalhos – como num concurso –, mas sim para eventuais correções e adequações a fim de que a ideia original não seja prejudicada. Ao final, o material é encaminhado à Aline para publicação no blog.
O projeto teve seu início em março, quando a Escola Padre Emílio Miotti, que hospeda a Biblioteca “Ruth Rocha”, realizou sua I Semana Literária. No dia 17 daquele mês, cerca de 20 alunos tomaram coragem e apresentaram aos seus colegas suas produções em literatura, ilustrações, história em quadrinhos e música. No encerramento da Semana Literária, dia 18, os trabalhos foram acomodados em uma sala de aula para exposição à comunidade que compareceu naquele dia.
Uma música também foi apresentada na festa de encerramento. Com o tema do respeito ao próximo, as alunas Isabela Zanardo e Stephanie Pedroso, do 7º ano A, cantaram a sua composição própria para as pessoas presentes, enchendo de orgulho amigos, familiares e educadores.
Os outros alunos-autores de nossa escola são Gabrielly Gabioneto, Stephany Ventura, Flávia de Oliveira,
Samuel Xavier, Marcos Couto (todos do 6º ano A), Felipe Wesley Santiago, Leonardo de Aquino, Vitor Gabriel Martins (todos do 7º ano A), Caio Henrique (8º ano A), Geovana Sestari (8º ano B), Hosana Ferraz, Bruno Diogo Marinho (do 9º ano A) e Rosana Ferraz (do 9º ano B).
Este resultado parcial da iniciativa é o que motiva sua continuação, fomentando em nossos alunos o desejo de ler, escrever, desenhar, enfim, criar, pois mostra à escola que preparar o terreno e lançar a semente sempre valem a pena.
Estamos publicando agora nesta postagem, os primeiros trabalhos dos alunos. Alguns foram concebidos para a Semana Literária de março, outros trazidos espontaneamente pelos mesmos e vários foram trabalhados em sala de aula pela professora Ieda Pedretti da Silva com suas turmas do ciclo III e IV. Trabalhando o gênero literário ‘conto’, ela incentivou os alunos a fazerem releituras através de ilustrações.














Postar um comentário