quinta-feira, 21 de junho de 2012

Projeto de Trabalho - Educação Corpo e Arte.


Professora Aline Caetano Begossi.





O projeto aconteceu em 2011, está suspenso temporariamente, mas espero poder voltar o projeto no próximo ano!
Foi realizado com alunos dos ciclos 1 e 2 e teve como objetivo permitir o APRENDIZADO e o DESENVOLVIMENTO da socialização, da criatividade, da afetividade, da coordenação motora, da memorização, do vocabulário, do jogo dramático, da recreação, dos cinco sentidos, do ritmo, do canto, da interpretação, entre muitos outros.
Através desse trabalho, observei também traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, além de traços do seu desenvolvimento que pudessem ajudar num direcionamento para o trabalho em sala de aula.
O trabalho teve dois eixos principais que se entrelaçaram: a música e a dramatização.

1. Música:

Objetivos principais:

  • O som através do corpo: ritmo corporal
  • Produzir sons com a voz, o corpo e com materiais diversos.
  • Organizar sons e silêncios em linguagem musical.
  •  Interpretar músicas e canções de diversas culturas e épocas.
  •  Participar de jogos e brincadeiras musicais.
  • Mostrar diferentes músicas, variar o som dos instrumentos.
  • O canto e o cuidado com a voz.
  • Produção de instrumentos musicais, através do reaproveitamento de materiais (garrafas descartáveis...)
  • Trazer repertórios musicais diferentes e resgatar o que é de interesse do grupo.
  • Trabalhar os sentimentos que a música provoca em nós.
  • Conhecer a riqueza e profusão de ritmos do Brasil e do mundo em diversas épocas.
  • Incentivar as crianças e os jovens a participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, através do trabalho com paródias.
  • Roda de violão para cantar e ouvir.


2. A dramatização.

Objetivos principais:

·        Dinâmicas para trabalhar a expressão corporal: o toque, o respeito ao próprio corpo e ao do colega, os limites e possibilidades do corpo, como expressar sentimentos e emoções através do corpo.
  • A dança.
·      Trabalhar histórias criadas por eles, histórias do cotidiano e pequenas histórias que eles conheçam.
  • Produção de pequenos textos de interesse dos alunos, ou de autoria do grupo para pequenas dramatizações.
  • Pantomima: o uso de caricaturas, dramatização (exemplo: Charles Chaplin); de características fortes sem uso de palavras – mímica.
  • Teatro de Máscaras: confecção das máscaras em sala de aula ou no pátio da escola de personagens que eles gostam, ou criados por eles, através de diferentes materiais: sacos de papel, cartolinas, tecidos, tintas, pratos de papelão, jornal, material de sucata, de maneira que as crianças poderão representar uma história com um material que elas mesmas elaboraram, criando e recriando a sua própria história.
  • Teatro de Sombras: uma fonte luminosa, uma tela (ou um lençol bem esticado, branca, não transparente) e silhuetas para serem projetadas num ambiente escuro, iluminado com uma lâmpada, ou vela. A tela deve ser de um tecido totalmente branco e não transparente. Como silhueta, pode-se usar fantoches de varas recortados em papel cartão, cartolina ou papel grosso. Pode-se também utilizar outros objetos e as próprias crianças, que ficam atrás do tecido interpretando a história.
  •     Teatro de Fantoches: confecção de fantoches de diversos materiais, como a sucata, para serem usados nas mãos ou fantoches de vareta, para interpretação de histórias simples.

Postar um comentário