terça-feira, 7 de agosto de 2012

XII Olimpíadas das Cores


Por Prof. Silvana Rossi e Prof. Silvana Marques


Neste ano realizaremos a XII Olimpíada das Cores em nossa Escola, idealizada pelo Professor de Educação Física Marcelo Almada Leitão. Ela acontece na EMEF desde 1996 reunindo alunos, professores e funcionários com o objetivo de integrar e divertir, desmistificando a questão da competição.
Ao longo dos anos, a equipe educacional da EMEF foi adequando e aprimorando a realização da Olimpíada, que hoje é aguardada com expectativa pelos alunos.
A mistura das cores simboliza a alegria e a das crianças e adolescentes, a confraternização. Os alunos participam de jogos, desafios, gincanas e brincadeiras, de acordo com sua faixa etária, e pontuam para um grupo, que foi definido esse ano de acordo com os temas geradores trabalhados em 2012: saúde, esporte e cultura.
Abaixo temos os grupos, suas cores e turmas representantes.

GRUPO

CORES
SALAS
MANHÃ
SALAS
TARDE
SAÚDE
LARANJA
1º.A
9º.B
VERMELHO
2º.A
6º.A
AMARELO
4º.B
7º.A
ESPORTE
VERDE BANDEIRA
3º.B
6º.B
TURQUESA
1º.B
9º.A
VERDE LIMÃO
4º.A
8º.A
CULTURA
ROXO
2º.B
8º.B
VINHO
3º.A
9º.C
ROYAL
5º.A
7º.B


Essas cores são sorteadas por sala, e teremos uma sala da manhã e uma da tarde com a mesma cor, e três cores pontuando para o mesmo grupo. Ao final da Olimpíada o grupo que tiver maior número de pontos ganhará a medalha de ouro, o segundo a de prata e o terceiro de bronze. Além de premiações extras para alunos e alunas destaques.
As equipes confeccionam bandeiras, danças e o grito de alegria. Cada uma adquire a camiseta da sua cor, de forma organizada pela Emef para não deixar nenhum aluno de fora.
A camiseta da Olimpíada recebe um desenho especial definido em duas etapas. Na primeira, os alunos de 4º ao 9º anos são convidados a participar do concurso do desenho. Na segunda, são votados por todos os alunos da escola os três melhores desenhos de cada sala. Esse ano, essa votação aconteceu em várias eliminatórias, pois recebemos ótimos trabalhos. O desenho vencedor é do aluno Vinicius Calienta do 9º ano.
A abertura dos jogos será dia 11 de agosto, com cerimônia na escola. Os jogos, gincanas e brincadeiras acontecerão de 13 a 17 de agosto e, o encerramento dia 18.
O resultado do evento é extremamente positivo, pois amplia a solidariedade entre os alunos e a integração entre professores e estudantes envolvidos nas atividades. 

Nenhum comentário: