sexta-feira, 26 de março de 2010

Semana da Água

Essa semana foi repleta de atividades...
O dia mundial da água (22/03) foi o mote para inúmeras discussões e trabalhos. Os professores desenvolveram, dos pequeninos aos maiores, reflexões sobre a importância e a utilização responsável desse recurso. Selecionamos dois vídeos relacionados com a temática e publicamos a redação Um mundo sem água da aluna Bárbara Alves de Godoy Silva (8º Ano C).


Sobre essa questão selecionamos dois vídeos do youtube: (acesse e assista!)


Dentre as produções da semana, destacamos os textos livres produzidos pelos alunos do 8º Ano A e C  no dia 24/03. A aluna Bárbara Alves de Godoy Silva (8º C) é a autora do texto selecionado que apresentamos a seguir.

Um mundo sem água


Um dia acordei de manhã, estava com sede, abri a torneira e vi que não havia uma gota de água. Meus lábios estavam ressecados, precisava de água. Perguntei ao vizinho se havia água na casa dele, ele disse que não.
Então decidi ir à praia, chegando lá vi que o “mar” estava seco, havia animais mortos.Parecia um deserto.Nem desalinizar a água podíamos mais. Decidi ir ao rio, não havia água, não havia água em nenhum lugar; rios, cachoeiras, mares, torneiras... me perguntei:por que isto estava acontecendo. O mundo parecia ter acabado. Todos estavam com sede, queríamos ver pelo menos umas gotas de água.
Onde será que estão aqueles milhões de protozoários que se multiplicam em uma gota d'água? Naquele sol escaldante daquele dia... Parecia que o sol, aquela bola de fogo, havia secado tudo.
Ouvi uma coisa “PLINC”, estava começando a chover.
Viva! Mares, rios, cachoeira estavam se enchendo de novo.
Só então percebi como a água é importante para a vida. Sem a água não podemos viver.