sexta-feira, 26 de março de 2010

Semana da Água

Essa semana foi repleta de atividades...
O dia mundial da água (22/03) foi o mote para inúmeras discussões e trabalhos. Os professores desenvolveram, dos pequeninos aos maiores, reflexões sobre a importância e a utilização responsável desse recurso. Selecionamos dois vídeos relacionados com a temática e publicamos a redação Um mundo sem água da aluna Bárbara Alves de Godoy Silva (8º Ano C).


quinta-feira, 11 de março de 2010

GÊNERO, PODER E EMPODERAMENTO DAS MULHERES (1)

          Os problemas ligados a questões de poder têm sido um dos principais entraves aos projetos de desenvolvimento. Mas ao contrário do que os apressados possam imaginar, estes problemas não se referem exclusivamente a hierarquia funcional ou as esferas de decisão. Eles fazem parte do cotidiano do trabalho, nas relações entre os técnicos, entre técnicos e a comunidade, dentro da própria comunidade. Apesar de se manifestarem mais explicitamente na aplicabilidade das ações específicas do enfoque de gênero, eles estão presentes em todos os componentes desses projetos.

terça-feira, 9 de março de 2010

Homenagem às Mulheres

O Dia Internacional da Mulher foi instituido pela ONU em meados da segunda metade do século XX. Essa data retoma e reconhece as inúmeras lutas travadas pelas mulheres na Europa e nos EUA nas primeiras décadas do século passado, bem como os movimentos políticos liderado por elas na década de 1960.
Não esquecemos das mulheres de nossa escola. Além da reflexão sobre o papel da mulher na constituição do mundo moderno, dos mimos oferecidos às professoras, PARABENIZAMOS TODAS AS MULHERES! E, para prosseguir as homenagens, durante esse mês, postaremos artigos e reportagens que discutam o papel, os avanços e dificuldades enfrentadas pela mulher moderna.

Laptop nas aulas do Miotti


Desde a última quinta-feira (04/03/2010), nossa escola é citada na mídia como integrante de um projeto inovador. Num futuro próximo, cada aluno do Miotti terá um laptop para usar durante as aulas. A introdução de laptops nas salas é o mote do movimento One Laptop per Child (OLPC - Um Computador por Criança). Para concretização dessa ideia o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas firmaram um convênio que beneficiará nossa escola. Segundo o professor José Armando Valente, pesquisador do NIED, a escola inicialmente receberá a estrutura necessária e, a posteriori, a tecnologia torna-se-á parte integrante das práticas escolares.

Estamos entusiasmados com o processo de efetivação do projeto. E, na medida em que novidades apareçam, postaremos no Cyber espaço do Miotti. Aguardem!
(Para ler a reportagem na íntegra e saber mais sobre o assunto veja o site da Unicamp)
Massa para Biscuit


Ingredientes

2 xícaras de cola branca
2 xícaras de amido de milho (tipo maisena)
2 colheres (de sopa) de óleo de soja
1 colher (de sopa) de vinagre branco ou de limão
1 colher (de sopa) de creme para as mãos sem silicone (para sovar a massa)


Preparo no Microondas


Misturar muito bem todos os ingredientes, exceto o creme para as mãos; levar ao microondas na temperatura máxima, por aproximadamente 2,5 minutos, mexendo com uma colher de pau a cada 1 minuto, até formar uma bola. Colocar o creme em cima de uma superfície fria e sovar a massa até que fique bem lisa. Embalar bem.


Preparo no fogão


É igual ao preparo no microondas, porém tem que se levar toda a mistura ao fogo mínimo numa panela e mexer, continuamente, com uma colher de pau, até formar uma bola grudenta.


Dicas


• A massa deve ser guardada em recipiente bem fechado e não necessita ir para a geladeira.
• Para tingir a massa pode-se usar tinta óleo, guache ou tinta para tecido.
• É importante saber que a massa reduz de tamanho e escurece até 3 vezes mais depois de seca.
• A massa pura torna-se transparente depois de seca; para se obter uma tonalidade uniforme e que a transparência desapareça completamente, convém agregar à massa um pouco de tinta branca e depois a cor que desejar. Amassar muito bem para não ficar com manchas.
• Para tingir a massa de branco, deve-se usar tinta a óleo na cor branco titânio. Para pintar a peça de branco, depois de modelada, usa-se tinta a óleo na cor branco zinco.
• Quando a massa estiver um pouco dura, acrescente um pouco de água e amasse novamente.
Profa. Luizete

Colaboração da Profa. Ângela
Projeto Biscuit