sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto EDUCAR no Emílio Miotti!

Por Gustavo Vinci Dias 7ºA e Natalia de Oliveira Ibiapino 9ºA

Oásis Educar - Arquivo da Escola
A Academia Educar acredita que nada é mais importante para o jovem do que a educação. Sendo assim, é preciso oferecer aos jovens oportunidades para que possam transformar seu potencial em competências, direcionadas a ações positivas que tragam benefícios a eles e à comunidade.

O programa tem como conceitos o voluntariado, o desenvolvimento de competências, habilidades, projetos e a formação de rede. Assim, o jovem voluntário não será um mero executor de projetos, mas sim um protagonista das melhorias praticadas. Na Academia Educar, no lugar de exercitar músculos, o jovem exercita a mente. O programa também estimula a ética, a cidadania, o respeito ao outro, o autocuidado e a solidariedade, criando condições para surgirem ações positivas.

Desde 1989, as atividades da Academia Educar realizavam-se em um prédio próprio da Fundação Educar D'Paschoal, em Campinas, atingindo aproximadamente 80 jovens. Porém, o sonho da Academia Educar
sempre foi ir para a escola pública – uma vez na escola, mais jovens podem participar, tornar-se protagonistas, além de esta ser a melhor ponte para transformar a educação e a comunidade.

Em 2002, quando esse sonho foi realizado, muitos acreditaram que o projeto havia acabado, o que não é verdade, já que o projeto apenas criou asas, tornando-se mais abrangente e sustentável.

Oásis

No Projeto Oásis, os jovens da Academia Educar visitam as comunidades e identificam quais são os talentos, valores, sonhos e recursos disponíveis. A partir destas informações, eles planejam o que será construído.

Por meio da liderança dos jovens e da ajuda da comunidade, o bairro vê surgir praças, areas de lazer, campos de futebol em apenas dois dias. Tudo construído com materiais existentes no próprio local e que muitas vezes seriam jogados no lixo.

Nos dias 18 e 19 de Junho (Sábado e Domingo) aconteceu o Oásis no Jardim Santa Lúcia na praça próxima a Escola E.M.E.F “Padre Emílio Miotti.” Jovens se juntaram e com a ajuda de moradores próximos fizeram melhorias na praça que beneficiam toda a comunidade, além disso a revitalização trouxe mais segurança tanto para a vizinhança quanto para os alunos que ficam de aula vaga e que não tinham um lugar melhor para aguardarem o início do horário de aula.

Com as melhorias na praça até os fins de semanas dos moradores do Jardim Santa Lúcia mudaram, pois agora há um lugar para as famílias conversarem e as crianças brincarem nos brinquedos que foram feitos. Onde havia mato alto e árvores, agora há bancos e brinquedos. Se a comunidade colaborar sempre teremos um lugar melhor para passar os fins de semanas.

Com pequenas ações como essa podemos melhorar muita coisa, pois cada detalhe já faz a diferença, todos juntos somos bem mais.

O nosso lema é: “Os incomodados que mudem o Mundo.” Queremos uma população de incomodados dispostos a mudar o Mundo, pois a união faz a força.

Ser voluntário é realizar um trabalho por impulso solidário; dedicar parte do seu tempo, espontaneamente e sem remuneração, a uma atividade que possa ajudar alguém, seja no trabalho, na vida familiar, na vida social; acreditar que a contribuição individual é essencial para mudar uma realidade; e estar disposto a oferecer conhecimento, experiência e tempo a uma causa que irá beneficiar a comunidade onde se vive. Todos podem ser voluntários, independentemente de idade, condição social ou profissão. Basta querer ser. Mas o trabalho voluntário deve ser encarado com responsabilidade e com profissionalismo. Não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto. Ser voluntário é colocar o coração no querer, inteligência no prever e dedicação no fazer.

Parabéns a todos que participaram desse momento de comunhão!








5 comentários:

Paula Balardin disse...

Muito bem pessoal!!!! Continuem assim: ativos pela escola e por uma causa!!!!! Mil bjocas da teacher...

Carioca disse...

Muito me enche de orgulho ver como os meus filhinhos estão crescendo... Amo muito todos vocês!
"Nós somos os incomodados que iremos mudar o mundo".

Bruno Educar disse...

Olha só que orgulho ver o projeto acontecendo....
e ter a honra de participar desse oásis
" Os incomodados que mudem o MUNDO!"

Marcos disse...

Quero parabenizar os alunos que participam do projeto e expressar meus sentimentos. Tenho percebido que a participação dos alunos no projeto tem contribuido para uma mudança de atitude e mais compromisso até com os estudos.É isso que um professor espera de seus alunos, que eles façam a diferença. Quero deixar uma frase de um grande educador: O mestre Paulo Freire.
"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."

Um abraço a todos.
Professor Marcos.

Anônimo disse...

muito bem o oásis foi muito legal e gostei do que esta agora eu estou indo a todo dia e ta uma belza valeu a pena fazer aquilo parabens