terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Morador da Casa Maluca

Link

O Morador da Casa Maluca (Infantil), de Maxs Portes, traz belíssimas ilustrações de meia página e versos singelos para instigar o pequeno leitor a acompanhar a aventura de um personagem inusitado.

"Todos têm onde morar,
Não importa onde seja
Casa é sempre algum lugar.
A minha, não há quem veja..."
Nessa simplicidade, Portes vai conduzindo ritmicamente uma prosa-poesia que faz crescer dentro da gente, sim, mesmo adulto, uma vontade feita coceirinha de saber afinal que casa é essa!
"Minha casa é diferente.
Não se faz arrumação.
E, cá entre nós, simplesmente
Nem se paga prestação".
O título é o volume 3 da Coleção Surpresa, da Editora RHJ, que também traz Toda Hora É Agora (Vol. 1), Com os Pés Na Cabeça (Vol. 2) e Passa, Passa... Passará!? (Vol. 4).

A história é excelente para você pedir para sua mãe ou seu pai lerem para você. Ou para você ler para seu filho ou sobrinho se você já tiver uns 32 dentes na boca (ou não... enfim!). Não esqueça de mostrar as ilustrações para as crianças e entoar bem a voz, no ritmo dos versos. Se você quiser mais informações do porquê ler e como ler para crianças é só acessar o site Psicopedagogia On Line.

O livro é ilustrado por Carti com gravuras lindíssimas. Eu particularmente gosto da estante de livros bem no meio do livro, da bela paisagem de um vilarejo com telhadinhos marrons e um enorme varal cheio de roupas. 

Site de Caratinga
Maxs Portes nasceu em Caratinga, MG, tem 67 anos e é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte INI-BH, além de ter cursado Artes Gráficas, em Paris, onde morou por dois anos. É autor de 48 livros entre romances, contos, novelas, poesias, juvenis e infantis. Também é detentor de 54 prêmios literários.

Nenhum comentário: