terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Segure sua pressa!

Alguns procedimentos normalmente executados na secretaria da escola são mais complexos que outros. Para você não ter surpresas desagradáveis na fila de atendimento, sugerimos que observe os tempos e trâmites em que despachamos com frequência.

Solicitação de Declaração de Matrícula (para fins de comprovação junto ao serviço do responsável, cursos etc.):
O documento deve ser solicitado pessoalmente pelo responsável legal, identificado com documento pessoal e sai na hora. Tempo: menos de 5 minutos.

Solicitação de preenchimento do Formulário do Passe Escolar

O documento deve ser entregue preenchido na secretaria. Os campos relacionados à escola e R.A. do aluno devem estar em branco. Em caso de endereço diferente do constante na Ficha de Matrícula do aluno, o responsável deverá anexar ao formulário o xerox da Conta de Água e de um comprovante no nome dos pais, caso a conta não esteja. O pedido leva 24 horas para ser atendido. Esse período é necessário para verificação da matrícula da criança e atualização do endereço, quando for o caso. Esta ficha só tem validade quando assinada pela diretora ou vice-diretora.

Solicitação de assinatura na Caderneta de Frequência do Passe Escolar
A caderneta é aquele documento que acompanha o cartão Fui Escolar, onde constam os meses para assinatura pelos secretários da escola para fins de comprovação da frequência. O pedido leva 24 horas para ser atendido. Esse tempo é necessário para constatar se o aluno atingiu mais do que 75% de frequência no mês requerido. Caso o mesmo não obtenha a frequência mínima, isso será observado no campo e este se tornará inutilizado.

Solicitação de Transferência
O responsável legal faz a solicitação mediante a entrega da Declaração de Vaga emitida pela escola que a oferece, juntamente com a apresentação de documento próprio de identificação (R.G., CPF, CNH). O trâmite consiste em transferir o aluno do Sistema Integre (sistema online municipal de dados escolares) e do Sistema Gdae/Prodesp (sistema online estadual de dados escolares), bem como efetuar o processo físico, com o colhimento da assinatura do responsável e impressão da Declaração de Transferência. No momento também é impressa toda a documentação do processo (fichas individuais, fichas avaliativas, histórico escolar etc). O Histórico Escolar pode sair na hora, mas o prazo legal de retirada é de 30 dias feita pelo responsável, caso não tenho deixado endereço para envio por correio em caso de mudança de município. Tempo: De 20 a 40 minutos.

Matrícula
O responsável entrega documentação solicitada pelo secretário (a) no dia especificado por este. Aguarda a matrícula virtual (Sistemas Online) e a física (expedição de documentação e colhimento de assinatura). Tempo: De 10 a 30 minutos.

Rematrícula (Renovação de Matrícula)
O responsável entrega documentação solicitada pelo secretário (a) no dia especificado por este e assina a Ficha de Matrícula da criança. Este processo não requer a rematrícula virtual, que ocorre em outra época, sem a presença do responsável. Tempo: De 5 a 10 minutos.

Estes são alguns dos procedimentos mais executados. Em qualquer outra postagem vocês poderão ver outros. Até!

Nenhum comentário: