sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Regulamento da XII Olimpíadas das Cores 2012 e Regras dos Jogos

Por Profas. Silvana Rossi e Silvana Marques

PONTUAÇÃO DOS JOGOS E PROVAS

A pontuação, para todas as modalidades, será a seguinte:
Vitória: 03 pontos
Empate: 02 pontos
Derrota: 01 ponto

REGULAMENTO

PARTICIPAÇÃO

Os alunos participarão de todas as atividades da semana.
Os times serão organizados com as Professoras de Educação Física durante as aulas.
Os jogadores deverão comparecer devidamente trajados para as competições: bermuda ou calça, camiseta da Olimpíada da cor da sala e tênis (não será permitido chuteira de cravo e bota). Serão emprestados coletes ou camisetas para os jogadores sem camiseta, e nenhum jogador participará sem o traje esportivo estipulado.
Não será permitida a participação dos jogadores atrasados, uma vez que os jogos acontecerão em horário de aula. Nem com justificativas (exceção das médicas), nem no segundo tempo. Esse item evita atraso dos jogos e prejuízo para o andamento da competição.
Os ciclos I e II entrarão às 7:15h todos os dias, e sairão às 11:30h na segunda e 11:45h nos demais dias.
Os ciclos III e IV entrarão as 13:10h e sairão às 18 h todos os dias.
Todos os alunos farão a refeição na escola nessa semana.

MODALIDADES
FUTSAL
Artigo 40: Os jogos da categoria Infantil (ciclo4) serão de 24 minutos divididos em 02 tempos de 12 minutos corridos com intervalo de 5 min. entre o 1º e 2º tempo, seguindo as regras oficiais da modalidade.
Artigo 42: Na categoria Mirim (ciclo 3)os jogos serão de 24 minutos divididos em 02 tempos de 12 minutos corridos com intervalo de 5 min. entre o 1º e 2º tempo. O 1º tempo de jogo será dividido em 2 quartos de 5 min. Cada. Durante todo o segundo quarto deverão jogar 03 alunos que não jogaram o primeiro quarto, com exceção das equipes que não tenham jogadores suficientes. O 2º tempo será livre.
Parágrafo 1: A aplicação do cartão amarelo é cumulativa, ficando automaticamente suspenso da partida seguinte o atleta que receber o segundo.
Parágrafo 2: A aplicação do cartão vermelho, na mesma partida, torna nulo o amarelo.
HANDEBOL
Artigo 48: Os jogos da categoria Infantil (ciclo4) serão de 24 minutos divididos em 02 tempos de 12 minutos corridos com intervalo de 5 min. entre o 1º e 2º tempo, seguindo as regras oficiais da modalidade.

Artigo 50: Na categoria Mirim os jogos da categoria Mirim (ciclo 3) serão de 24 minutos divididos em 02 tempos de 12 minutos corridos com intervalo de 5 min. entre o 1º e 2º tempo. O 1º tempo de jogo será dividido em 2 quartos de 5 min. Cada. Durante todo o segundo quarto deverão jogar 03 alunos que não jogaram o primeiro quarto, com exceção das equipes que não tenham jogadores suficientes.
 O 2º tempo será livre.
OBS: As aplicações dos cartões (vermelho e amarelo) seguirão as normas oficiais da modalidade.
VOLEIBOL
Artigo 56: As partidas da categoria Infantil (IV ciclo de aprendizagem) serão disputadas em melhor de 03 sets com 15 pontos cada, conforme as regras oficiais da modalidade;
Artigo 57: Na categoria Mirim, cada equipe deverá ter obrigatoriamente 09 alunos, no mínimo, para o inicio da partida, caso contrario será desclassificada. Os jogos da categoria Mirim (ciclo III de aprendizagem) serão disputadas em melhor de 03 sets de 15 pontos.  Todos os jogadores interessados deverão participar do jogo, sendo obrigatório o revezamento.
Artigo 58: Na categoria Mirim (III ciclo de aprendizagem) a característica do toque na bola será a seguinte: no primeiro toque por equipe (recepção e defesa, 1ª bola) será permitido que o aluno (atleta) possa receber e defender fazendo uso do movimento de segurar a bola, mas como consequência deverá executar a manchete ou toque para a segunda situação básica do levantamento;
Artigo 59: Será obrigatório realizar 03 (três) toques por equipe, com exceção do bloqueio;
Artigo 60: Não será permitida a utilização do libero em nenhuma categoria.
TENIS DE MESA

Artigo 75: Toda partida será disputada em melhor de 03 (três) sets de 11 pontos, com 2 saques alternados para cada competidor;
Artigo 76: O saque será livre;
Artigo 78: Os casos omissos no regulamento serão decididos pelo diretor de prova (técnico da modalidade).

BASE 6

Equipes com o número total de interessados da sala. Se houver número desigual de jogadores as equipes serão completas com uma menina no jogo masculino e vice versa.
Serão respeitadas as regras de:
- chutar após o apito.
- correr após o chute.
- tocar em cada base ao correr.
- sempre correr umabase ao menos a cada chute.
- percorrer as 6 bases antes de sair do jogo.
- revezar o base 6 do círculo grande, sendo que somente a dupla pode queimar o corredor (antes do início da partida os jogadores devem formar duplas com os jogadores do outro time, para que esse revezamento seja feito na hora do chute).
- encostar a bola no cone da base 6 para queimar o corredor.
Vence a equipe que acumular maior número de pontos em duas rodadas.
Cada base vale 1 ponto.
O jogador que passar direto faz 10 pontos.
A vitória vale 10 pontos. Entenda-se por vitória a bola pega no ar com as mãos antes de tocar o chão.
A vitória queima o jogador que chutou e os que estão na base voltam 1 cone.

QUEIMADA AMERICANA

Equipes com o número total de interessados da sala. Se houver número desigual de jogadores as equipes serão completas com uma menina no jogo masculino e vice versa.
O jogo acontecerá com 4 bolas, tendo início na linha branca do fundo da quadra de voleibol, tendo as linhas vermelhas laterais como limite. Quando a bola sai da quadra deve ser recuperada, e só são válidas jogadas de dentro da quadra.
O jogador queimado deve esperar na fila por uma vitória da sua equipe para retornar ao jogo. Entenda-se por vitória a bola pega no ar com as 2 mãos antes de tocar o chão.
Somente a cabeça é fria nessa queimada. O chão também esfria a bola.
Quando a bola é pega pelo jogador que a deixa cair em seguida, não caracteriza vitória e considera-se que o jogador está queimado.
Se a bola escapa da mão do jogador que tentou pegar vitória e outro jogador pega a bola antes dela tocar o chão salva o primeiro, mas não caracteriza a vitória da bola.
O jogo acontecerá em 2 tempos de 8 minutos cada.
A equipe que terminar os tempos com maior número de jogadores em quadra vence a partida.

CÂMBIO DO PAR OU ÍMPAR

Equipes com 10 jogadores. Se houver número desigual de jogadores as equipes serão completas com uma menina no jogo masculino e vice versa.
As regras são adaptadas do voleibol. Existe o rodízio, saque fora da quadra e 3 toques para devolução da bola. Será permitido 3 pontos seguidos de saque, após esse será realizado rodizio dentro da própria equipe para continuar pontuando.
No câmbio do par ou ímpar quando um jogador par recebe a bola ele só pode passá-la para outro jogador par da sua equipe, e, assim deve seguir até o 3º. toque que passa a bola ao outro lado da rede.
Os jogos são realizados em 3 sets de 15 pontos cada.

CHUTE A GOL

Equipes com o número total de interessados da sala. Se houver número desigual de jogadores as equipes serão completas com uma menina no jogo masculino e vice versa.
As equipes escolhem o goleiro que reveza com o goleiro adversário na cobrança dos pênaltis.
Ganha a equipe que fizer maior número de gols em 2 rodadas.

ARREMESSO A CESTA

Equipes com o número total de interessados da sala. Se houver número desigual de jogadores as equipes serão completas com uma menina no jogo masculino e vice versa.
Respeitando a linha limite para arremesso, ganha a equipe que fizer o maior número de cestas em 2 rodadas.

PULAR CORDA

Equipes com o número total de interessados da sala. Se houver número desigual de jogadores as equipes serão completas com uma menina no jogo masculino e vice versa.
A corda será batida pela Professora e serão contadas quantas vezes o aluno pula sem interrupção. Caso o aluno erre antes do décimo pulo tem uma chance para recomeçar, e somente serão contados os pulos da segunda chance.
CORRIDAS DE ESTAFETAS

Equipes com o número total de interessados da sala. Se houver número desigual de jogadores as equipes serão completas com uma menina no jogo masculino e vice versa.
Em todas as corridas serão respeitadas o ponto de partida marcado no chão, a espera pelo material nesse ponto, o percurso correto, a finalização mais rápida.

REGRAS OFICIAIS DO JOGO DE DAMAS 64 CASAS E 100 CASAS

1. Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
2. O Jogo de Damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
3. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
4. O lance inicial cabe sempre ao jogador que estiver com as peças claras.
5. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
6. Quando a pedra atinge a última linha do tabuleiro, concluindo o lance na casa de coroação, ela é promovida à Dama.
7. A Dama é uma peça de movimentos mais amplos.
8. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.
9. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal não podem ser capturadas.
10. A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
11. A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças.
12. Se no mesmo lance se apresentar mais de uma possibilidade de capturar peças, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
13. A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida a Dama.
14. Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia.
15. Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.
16. Empate – 64 casas - Após 20 (vinte) lances sucessivos de Damas de cada jogador, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada. 100 casas - Após 25 (vinte e cinco) lances sucessivos de Damas de cada jogador, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
17. A dama no último movimento de captura pode parar em qualquer casa livre na diagonal em que está capturando. A dama não é obrigada a parar na casa seguinte após a última peça capturada.
18. Finais de: 2 damas contra 2 damas; 2 damas contra uma; 2 damas contra uma dama e uma pedra; uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances de cada jogador.

OBS: AS REGRAS DO XADREZ ESTÃO COM OS TABULEIROS E PEÇAS.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

XII Olimpíadas das Cores


Por Prof. Silvana Rossi e Prof. Silvana Marques


Neste ano realizaremos a XII Olimpíada das Cores em nossa Escola, idealizada pelo Professor de Educação Física Marcelo Almada Leitão. Ela acontece na EMEF desde 1996 reunindo alunos, professores e funcionários com o objetivo de integrar e divertir, desmistificando a questão da competição.
Ao longo dos anos, a equipe educacional da EMEF foi adequando e aprimorando a realização da Olimpíada, que hoje é aguardada com expectativa pelos alunos.
A mistura das cores simboliza a alegria e a das crianças e adolescentes, a confraternização. Os alunos participam de jogos, desafios, gincanas e brincadeiras, de acordo com sua faixa etária, e pontuam para um grupo, que foi definido esse ano de acordo com os temas geradores trabalhados em 2012: saúde, esporte e cultura.
Abaixo temos os grupos, suas cores e turmas representantes.

GRUPO

CORES
SALAS
MANHÃ
SALAS
TARDE
SAÚDE
LARANJA
1º.A
9º.B
VERMELHO
2º.A
6º.A
AMARELO
4º.B
7º.A
ESPORTE
VERDE BANDEIRA
3º.B
6º.B
TURQUESA
1º.B
9º.A
VERDE LIMÃO
4º.A
8º.A
CULTURA
ROXO
2º.B
8º.B
VINHO
3º.A
9º.C
ROYAL
5º.A
7º.B


Essas cores são sorteadas por sala, e teremos uma sala da manhã e uma da tarde com a mesma cor, e três cores pontuando para o mesmo grupo. Ao final da Olimpíada o grupo que tiver maior número de pontos ganhará a medalha de ouro, o segundo a de prata e o terceiro de bronze. Além de premiações extras para alunos e alunas destaques.
As equipes confeccionam bandeiras, danças e o grito de alegria. Cada uma adquire a camiseta da sua cor, de forma organizada pela Emef para não deixar nenhum aluno de fora.
A camiseta da Olimpíada recebe um desenho especial definido em duas etapas. Na primeira, os alunos de 4º ao 9º anos são convidados a participar do concurso do desenho. Na segunda, são votados por todos os alunos da escola os três melhores desenhos de cada sala. Esse ano, essa votação aconteceu em várias eliminatórias, pois recebemos ótimos trabalhos. O desenho vencedor é do aluno Vinicius Calienta do 9º ano.
A abertura dos jogos será dia 11 de agosto, com cerimônia na escola. Os jogos, gincanas e brincadeiras acontecerão de 13 a 17 de agosto e, o encerramento dia 18.
O resultado do evento é extremamente positivo, pois amplia a solidariedade entre os alunos e a integração entre professores e estudantes envolvidos nas atividades. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nota de Falecimento

Editado em 13/07/2012


É com imenso pesar que a EMEF Padre Emílio Miotti comunica o falecimento da funcionária da limpeza Maria Aparecida Oliveira Veríssimo, nossa querida Cida. Estaremos de luto nesta sexta-feira e não atenderemos ao público.

O enterro será no Cemitério Parque das Flores, no dia 13 de julho, porém o horário ainda não foi confirmado, às 16:30 horas. Estaremos publicando nova postagem assim que obtivermos demais informações. 

Gostaríamos de expressar nossa dor, permanecendo em espírito de oração e reflexão, mandando votos de conforto à sua família e de amor e paz à ela, onde quer que esteja.


INSCRIÇÃO PARA UM PORTÃO DE CEMITÉRIO
Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"
Mario Quintana

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A EMEF PE EMILIO MIOTTI CONVIDA A TODOS PARA SUA FESTA JUNINA!!!
SERÁ SEXTA-FEIRA, DIA 06/07 - ÁS 10:30
NOSSO ARRAIÁ VAI TÊ PASTEL, ESPETINHO, PIPOCA, MILHO VERDE, REFRIGERANTE, QUENTÃO, VINHO QUENTE, PESCA, PREGOBOL, FRANGO NA PANELA, E SUPER BINGO ESPECIAL, ALÉM DE VÁRIAS APRESENTAÇÕES DOS NOSSOS MARAVILHOSOS ALUNOS!!!!
VENHAM NOS PRESTIGIAR SÔ!!!!!
Foto: A EMEF PE  EMILIO MIOTTI CONVIDA A TODOS PARA SUA FESTA JULINA!!! 
SERÁ SEXTA-FEIRA, DIA 06/07 - ÁS 10:30
NOSSO ARRAIÁ VAI TÊ PASTEL, ESPETINHO, PIPOCA, MILHO VERDE, REFRIGERANTE, QUENTÃO, VINHO QUENTE, PESCA, PREGOBOL, FRANGO NA PANELA, E SUPER BINGO ESPECIAL, ALÉM DE VÁRIAS APRESENTAÇÕES DOS NOSSOS MARAVILHOSOS ALUNOS!!!!
VENHAM NOS PRESTIGIAR SÔ!!!!!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

8 ferramentas do Google para a educação


Fonte: Portal Universia


O Google possui diversas ferramentas úteis tanto para estudantes, quanto para professores. Veja oito dicas que podem ajudar você a utilizá-lo

Aplicações como o Google Earth, Google Acadêmico, Notícias e iGoogle podem ajudar você a ensinar e a aprender

O Google vai muito além da simples busca na internet. Ele disponibiliza diversas ferramentas que podem ser úteis tanto para estudantes, quanto para professores e profissionais da educação. Aplicações como o Google Earth, Google Acadêmico, Notícias e iGoogle podem ajudar você a ensinar e a aprender. Para aproveitar ainda mais essas ferramentas, confira as dicas a seguir.

1- ferramentas do Google para a educação: Google Acadêmico
Você pode usar o Google Acadêmico para pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas como biologia, literatura, comunicação, psicologia, etc. Use essa fonte como consulta para trabalhos e outras tarefas.

2- ferramentas do Google para a educação: Google Sky
Uma verdadeira aula de meteorologia e astronomia por ser feita a partir da ferramenta Google Sky, do Google Earth. 

3- ferramentas do Google para a educação: iGoogle
O iGoogle permite que você e seus alunos mantenham todas as informações mais importantes ao alcance de um clique. Caixa de entrada dos e-mails, temperatura, notícias, agenda, entre outras ferramentas ficam disponíveis em uma única página pessoal.

4- ferramentas do Google para a educação: Notícias
O Google Notícias possibilita que você encontre diferentes fontes de notícias de vários lugares diferentes do planeta em uma única página.

5- ferramentas do Google para a educação: Busca personalizada
Com a ferramenta de busca personalizada você pode criar um motor de buscar especialmente feito para suas necessidades. 

6- ferramentas do Google para a educação: Google Earth
As possibilidades nessa aplicação são inúmeras. Com o Google Earth você pode estudar os oceanos e outros locais em 3D, por exemplo.

7- ferramentas do Google para a educação: Grupo de estudos
Em um grupo de estudos do Google você pode colaborar e interagir com seus colegas de classe.

8- ferramentas do Google para a educação: Google Code University
Com o Google Code University você pode aprender mais sobre ciências da computação por meio de conteúdos em licença Creative Commons.

http://www.universia.com.br/

terça-feira, 3 de julho de 2012

Como aprender várias palavras em inglês de maneira rápida.


Como aprender várias  palavras em inglês de maneira rápida.

Teacher Paula Balardin
Foto: Como aprender várias  palavras em inglês de maneira rápida.
Teacher Paula Balardin

Há algumas regras de conversão de palavras cognatas ( que são parecidas com palavras em Português) e que são fáceis de memorizar. É claro que há exceções, porém, ás vezes é preferível ter que confirmar uma palavra do que várias. As regras são:

1. Se a palavra em português terminar em  “DADE”, troque por “TY”. 
Por exemplo: 
CIDADE = CITY
VELOCIDADE = VELOCITY
SIMPLICIDADE = SIMPLICITY
NATURALIDADE = NATURALITY
CAPACIDADE = CAPACITY
IGUALDADE= EQUALITY

Mas:
IDADE= AGE
FELICIDADE=HAPINESS
VERDADE=TRUE

2. Para todas as palavras em português que terminem em “ÇÃO” (como a palavra NA-ÇÃO) tire fora o “ÇÃO” e coloque  “TION” e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a imensa maioria delas se aplica a essa Regra:
SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION
NAÇÃO = NATION
OBSERVAÇÃO = OBSERVATION
NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION
SENSAÇÃO = SENSATION
Mais algumas exceções, esta regra não funciona para palavras como: 
CORAÇÃO= HEART
REFEIÇÃO=MEAL



3. Para os advérbios terminados em “MENTE” (como a palavra NATURALMENTE), tire o “MENTE” e em seu lugar coloque “LLY” (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em “L”, como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas “LY”). Veja agora abaixo algumas delas:

NATURALMENTE = NATURALLY
GENETICAMENTE = GENETICALLY
ORALMENTE = ORALLY


4. Para as palavras terminadas em “ÊNCIA” (como no caso de ESSÊNCIA), tire o “ÊNCIA” e em seu lugar coloque “ENCE”. Eis algumas delas abaixo:

ESSÊNCIA = ESSENCE
REVERÊNCIA = REVERENCE
FREQÜÊNCIA = FREQUENCE
ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE
CIÊNCIA= SCIENCE

5. Para as palavras terminadas em “AL” (como na palavra GENERAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês.

Veja alguns exemplos:

NATURAL = NATURAL
TOTAL = TOTAL
GENERAL = GENERAL
FATAL = FATAL
SENSUAL = SENSUAL
Há algumas regras de conversão de palavras cognatas ( que são parecidas com palavras em Português) e que são fáceis de memorizar. É claro que há exceções, porém, ás vezes é preferível ter que confirmar uma palavra do que várias. As regras são:

1.     Se a palavra em português terminar em  “DADE”, troque por “TY”.
Por exemplo:
CIDADE = CITY
VELOCIDADE = VELOCITY
SIMPLICIDADE = SIMPLICITY
NATURALIDADE = NATURALITY
CAPACIDADE = CAPACITY
IGUALDADE= EQUALITY

Mas:
IDADE= AGE
FELICIDADE=HAPINESS
VERDADE=TRUE

2.     Para todas as palavras em português que terminem em “ÇÃO” (como a palavra NA-ÇÃO) tire fora o “ÇÃO” e coloque  “TION” e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a imensa maioria delas se aplica a essa Regra:
SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION
NAÇÃO = NATION
OBSERVAÇÃO = OBSERVATION
NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION
SENSAÇÃO = SENSATION

Mais algumas exceções, esta regra não funciona para palavras como:
CORAÇÃO= HEART
REFEIÇÃO=MEAL

3.     Para os advérbios terminados em “MENTE” (como a palavra NATURALMENTE), tire o “MENTE” e em seu lugar coloque “LLY” (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em “L”, como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas “LY”). Veja agora abaixo algumas delas:

NATURALMENTE = NATURALLY
GENETICAMENTE = GENETICALLY
ORALMENTE = ORALLY


4.     Para as palavras terminadas em “ÊNCIA” (como no caso de ESSÊNCIA), tire o “ÊNCIA” e em seu lugar coloque “ENCE”. Eis algumas delas abaixo:

ESSÊNCIA = ESSENCE
REVERÊNCIA = REVERENCE
FREQÜÊNCIA = FREQUENCE
ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE
CIÊNCIA= SCIENCE

5.     Para as palavras terminadas em “AL” (como na palavra GENERAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês.

Veja alguns exemplos:

NATURAL = NATURAL
TOTAL = TOTAL
GENERAL = GENERAL
FATAL = FATAL
SENSUAL = SENSUAL

 Logo postarei mais dicas! Bye!

Luto



Informamos com atraso - e pedimos desculpas por isso - a morte da mãe de nosso professor de História, Marcos Ramos, no final da semana passada. É com pesar e sinceros votos de conforto que neste momento nos juntamos a ele em reflexão e caridade. Que seu coração possa ser abraçado por todos os seus companheiros de trabalho, amigos, familiares e alunos, para que essa atmosfera de paz lhe preencha um pouco o que não pode ser preenchido.
Se vale a pena vivere se a morte faz parte da vida,então,morrer também vale a pena...Immanuel Kant
Imagem: "Mãe com seus filhos" (William-Adolphe Bouguereau) 

Girassóis e Miosótis



O girassol é flor raçuda,
que enfrenta até a mais violenta intempérie
e acaba sobrevivendo.
Ela quer luz e espaço e em busca desses
objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro.
O girassol aprendeu a viver com o sol
e por isso é forte.


Já o miosótis é plantinha linda,

mas que exige muito mais cuidado.
Gosta mais de estufa.
O girassol se vira... e como se vira!
O miosótis quando se vira, vira errado.
Precisa de atenção redobrada.
Há filhos girassóis e filhos miosótis.
Os primeiros resistem a qualquer crise:
descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda.
As mães chegam a reclamar da independência
desses meninos e meninas, tal a sua capacidade
de enfrentar problemas e sair-se bem.


Por outro lado, há filhos e filhas miosótis,
que sempre precisam de atenção.
Todo cuidado é pouco diante deles.
Reagem desmesuradamente, melindram-se,
são mais egoístas que os demais, ou às vezes,
mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,
caladões, encurralados.
Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro
que sabe das necessidades de cada flor,
incentiva ou poda na hora certa.

De qualquer modo fique atento.

Não abandone demais os seus girassóis
porque eles também precisam de carinho...
e não proteja demais os seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês...
mas também a tesoura e o regador.

Não negue, mas não dêem tudo que querem:
a falta e o excesso de cuidados matam a planta...


Autor José Fernandes de Oliveira ( PE. Zezinho)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aline: A História da Lagarta

Gentes,
Esse é um trabalho que realizei de criação de um Audiobook. Para ouvir, basta clicar no link abaixo:


Autora: Aline Caetano Begossi
Trabalho realizado para o curso de Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, UFRGS, sob orientação da formadora Magda Leyser e da tutora Fabiane Flores Penteado Galafassi.
Era para ser uma audiobook, mas acabei usando, além do programa Audacity, o Movie Maker e o Youtube. Não é difícil usar tais ferramentas e o legal é que vc pode produzir uma série de materiais para crianças, produzir histórias com sua turma e para as crianças especiais.
Bjs e espero que vcs gostem da minha historinha.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Projeto de Trabalho - Educação Corpo e Arte.


Professora Aline Caetano Begossi.





O projeto aconteceu em 2011, está suspenso temporariamente, mas espero poder voltar o projeto no próximo ano!
Foi realizado com alunos dos ciclos 1 e 2 e teve como objetivo permitir o APRENDIZADO e o DESENVOLVIMENTO da socialização, da criatividade, da afetividade, da coordenação motora, da memorização, do vocabulário, do jogo dramático, da recreação, dos cinco sentidos, do ritmo, do canto, da interpretação, entre muitos outros.
Através desse trabalho, observei também traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, além de traços do seu desenvolvimento que pudessem ajudar num direcionamento para o trabalho em sala de aula.
O trabalho teve dois eixos principais que se entrelaçaram: a música e a dramatização.

1. Música:

Objetivos principais:

  • O som através do corpo: ritmo corporal
  • Produzir sons com a voz, o corpo e com materiais diversos.
  • Organizar sons e silêncios em linguagem musical.
  •  Interpretar músicas e canções de diversas culturas e épocas.
  •  Participar de jogos e brincadeiras musicais.
  • Mostrar diferentes músicas, variar o som dos instrumentos.
  • O canto e o cuidado com a voz.
  • Produção de instrumentos musicais, através do reaproveitamento de materiais (garrafas descartáveis...)
  • Trazer repertórios musicais diferentes e resgatar o que é de interesse do grupo.
  • Trabalhar os sentimentos que a música provoca em nós.
  • Conhecer a riqueza e profusão de ritmos do Brasil e do mundo em diversas épocas.
  • Incentivar as crianças e os jovens a participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, através do trabalho com paródias.
  • Roda de violão para cantar e ouvir.


2. A dramatização.

Objetivos principais:

·        Dinâmicas para trabalhar a expressão corporal: o toque, o respeito ao próprio corpo e ao do colega, os limites e possibilidades do corpo, como expressar sentimentos e emoções através do corpo.
  • A dança.
·      Trabalhar histórias criadas por eles, histórias do cotidiano e pequenas histórias que eles conheçam.
  • Produção de pequenos textos de interesse dos alunos, ou de autoria do grupo para pequenas dramatizações.
  • Pantomima: o uso de caricaturas, dramatização (exemplo: Charles Chaplin); de características fortes sem uso de palavras – mímica.
  • Teatro de Máscaras: confecção das máscaras em sala de aula ou no pátio da escola de personagens que eles gostam, ou criados por eles, através de diferentes materiais: sacos de papel, cartolinas, tecidos, tintas, pratos de papelão, jornal, material de sucata, de maneira que as crianças poderão representar uma história com um material que elas mesmas elaboraram, criando e recriando a sua própria história.
  • Teatro de Sombras: uma fonte luminosa, uma tela (ou um lençol bem esticado, branca, não transparente) e silhuetas para serem projetadas num ambiente escuro, iluminado com uma lâmpada, ou vela. A tela deve ser de um tecido totalmente branco e não transparente. Como silhueta, pode-se usar fantoches de varas recortados em papel cartão, cartolina ou papel grosso. Pode-se também utilizar outros objetos e as próprias crianças, que ficam atrás do tecido interpretando a história.
  •     Teatro de Fantoches: confecção de fantoches de diversos materiais, como a sucata, para serem usados nas mãos ou fantoches de vareta, para interpretação de histórias simples.

Obrigada pelo convite!

Olá!
Fui convidada pela minha xará e companheira de sonho, Aline Nardi, para ser uma das autoras desse blog! Bom, gostaria de começar contando que um dos motivos de eu ter vindo para o Emílio Miotti foi exatamente esse blog, seguido do incentivo amável da professora Elza. Estava procurando uma escola que tivesse um trabalho bacana com projetos, um lugar onde os profissionais pesquisassem, debatessem sobre as questões da educação. Foi quando entrei no blog do Miotti e decidi que essa seria uma escola onde eu gostaria de trabalhar, apesar de estar muuuiiittttoooo longe da minha casa.
Ontem, numa reunião de casais, ouvi que existem dois jogos muito parecidos, porém com objetivos bem diferentes: um é o frescobol, onde as partes jogam em companheirismo, um cooperando com o outro nas jogadas para não deixar a bola cair. O outro é o tênis, onde as partes jogam procurando os pontos fracos do outro, com o objetivo de por fim ao jogo. Sinto-me, quando estou na escola, nesse jogo de frescobol cooperativo, com o objetivo de fazer o jogo acontecer. Temos dificuldades, como em todo lugar, porém há uma equipe disposta a aprender, pensar, resolver e é isso que nos faz prosseguir. Para vocês, que fazem parte disso, deixo essa frase e a linda imagem (que recebi pelo face, mas não consegui achar a fonte).



"Que as dificuldades que eu enfrentar ao longo do caminho não me roubem a capac
idade de encanto."
(Ana Jácomo)

  

terça-feira, 12 de junho de 2012

Nota de Falecimento

É com pesar que a Escola Padre Emílio Miotti vem comunicar o falecimento da aluna Letícia de Carvalho Corte, por complicações de saúde. Neste momento de dor e luto transmitimos a seus amigos e familiares nossas mais profundas condolências e o anseio de que Deus nos conforte a todos.
 Tu tens um medo:

Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.
Cecília Meireles