terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Morador da Casa Maluca

Link

O Morador da Casa Maluca (Infantil), de Maxs Portes, traz belíssimas ilustrações de meia página e versos singelos para instigar o pequeno leitor a acompanhar a aventura de um personagem inusitado.

"Todos têm onde morar,
Não importa onde seja
Casa é sempre algum lugar.
A minha, não há quem veja..."
Nessa simplicidade, Portes vai conduzindo ritmicamente uma prosa-poesia que faz crescer dentro da gente, sim, mesmo adulto, uma vontade feita coceirinha de saber afinal que casa é essa!
"Minha casa é diferente.
Não se faz arrumação.
E, cá entre nós, simplesmente
Nem se paga prestação".
O título é o volume 3 da Coleção Surpresa, da Editora RHJ, que também traz Toda Hora É Agora (Vol. 1), Com os Pés Na Cabeça (Vol. 2) e Passa, Passa... Passará!? (Vol. 4).

A história é excelente para você pedir para sua mãe ou seu pai lerem para você. Ou para você ler para seu filho ou sobrinho se você já tiver uns 32 dentes na boca (ou não... enfim!). Não esqueça de mostrar as ilustrações para as crianças e entoar bem a voz, no ritmo dos versos. Se você quiser mais informações do porquê ler e como ler para crianças é só acessar o site Psicopedagogia On Line.

O livro é ilustrado por Carti com gravuras lindíssimas. Eu particularmente gosto da estante de livros bem no meio do livro, da bela paisagem de um vilarejo com telhadinhos marrons e um enorme varal cheio de roupas. 

Site de Caratinga
Maxs Portes nasceu em Caratinga, MG, tem 67 anos e é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte INI-BH, além de ter cursado Artes Gráficas, em Paris, onde morou por dois anos. É autor de 48 livros entre romances, contos, novelas, poesias, juvenis e infantis. Também é detentor de 54 prêmios literários.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Google anuncia primeira feira de ciências mundial online

O Google anunciou nesta terça-feira a primeira feira de ciências online e em escala mundial. O Google Science Fair vai premiar estudantes de 13 a 18 anos, que podem criar um projeto de ciências usando todas as ferramentas do Google, como YouTube e Google Docs.

Os estudantes têm até o 4 de abril para se inscrever. Os melhores projetos serão analisados por uma equipe e os semifinalistas serão anunciados no início de maio. Os projetos escolhidos passarão por voto popular, e 15 deles irão participar da final na sede do Google em julho.

Um júri formado por cientistas de renome irá escolher um vencedor para cada faixa etária, além de um grande vencedor. Entre os prêmios anunciados pelo Google estão uma viagem para as Ilhas Galápagos com

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alargar Possibilidades

Foto: A Book in Every Child's Hand by Pratam Books
Você já deve ter ouvido alguma vez que a leitura abre a mente, não é? Ultimamente, com as políticas públicas de incentivo à leitura, muito tem se falado sobre o impacto desta prática no intelecto do indivíduo e, certamente, em seu meio ou grupo em que está inserido.
Mais do que afirmação filosófica, a ciência tem muito a nos ensinar sobre esta máquina poderosa que carregamos lacrada dentro do crânio; suas aptidões e, portanto, possibilidades, são variadas, misteriosas e surpreendentes.
Quer entender melhor? Olha só: pesquisadores da Unidade de Neuro-Imagiologia Cognitiva do Inserm-CEA (França) desenvolveram um estudo com outros diferentes cientistas de universidades espalhadas pelo mundo e atestaram que o cérebro humano já tem uma zona pré-preparada para a alfabetização.
Comparando a atividade cerebral dos adultos analfabetos com a dos alfabetizados desde a infância ou em
idade avançada, os resultados demonstraram que "existe uma atividade massiva resultante da leitura, tanto nas regiões visuais do cérebro como nas que são utilizadas para a linguagem falada", explicou o cientista. Isso quer dizer que "uma aprendizagem cultural como a leitura tem um impacto muito grande sobre as respostas que o cérebro vai dar, quer sobre a informação escrita quer sobre a falada, e essas modificações podem ocorrer em qualquer idade".
Mais do que reunirmos informações e aprendermos novos assuntos com a prática da leitura, estamos alargando possibilidades, incentivando uma maior atividade em nossa pequena e notável "cacholinha de carne".
Reflita: você conhece alguém sem muito estudo que tem uma capacidade de comunicação e de raciocínio lógico invejáveis? Não é regra geral, obviamente, mas descubra se essa pessoa tem o costume de ler. 
E não importa muito o que se lê, sabe por quê? Aumentar o 'nível' de dificuldade de suas leituras é gradativo. Você começa hoje com um livrinho de mensagens reflexivas, depois com um de autoajuda, outro  dia um romance curto, de repente se vê às voltas com romances mais compridos e mais densos. Depois, instintivamente, se pega fuçando tratados de filosofia, estudos de psicologia, livros de história ou qualquer outro assunto mais técnico. Notou a grandiosidade da coisa? Você pode parar na faculdade, com fome de conhecimento, só porque alguns anos antes folheava umas poucas letras.
A Cris, nossa secretária-escritora, tem uma história curiosa em sua família como exemplo. Sua avó Maria nunca foi alfabetizada, no entanto a vontade de entender seus livros de receitas e nomes da caderneta de telefones, associada com a necessidade de anotar recados e indicações de corte e costura, transformaram-na em autodidata, capaz de - hoje em dia - ler o livro Ágape, de Padre Marcelo Rossi, como leitora crítica (sim, senhor!) presenteado no último Natal, bem como escrever várias coisas. Além disso, ela é leitora assídua da Revista Terra da Gente, tendo como maior prazer, as tardes na varanda com suas leituras preferidas.
E você, tem alguma história interessante associada à prática de leitura para compartilhar? Não deixe de comentar!

Serviço:
A referência do estudo científico acima foi retirada do site Em Busca da Nova Mente, do professor de filosofia e cientista cognitivo Ives Alejandro Munoz.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fotos da Reforma da Escola

Pessoal! Sabemos que a ansiedade para conhecer os novos espaços da escola, após a reforma, está imensa! Portanto tiramos algumas fotos para vocês verem como as coisas estão indo. Espero que gostem e comentem, claro!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Semear

Foto: Children Reading by Pratam Books
Segundo o minidicionário Aurélio (aos montes na biblioteca), semear significa 1. deitar sementes de, para que germinem. 2. espalhar, propalar. 3. causar, ocasionar. Assim é a nossa biblioteca: sua função é semear na comunidade a semente do prazer pela leitura.
Alguns dizem que o terreno é árido, duro, difícil. Outros veem possibilidades de alagamento. Porém, todo processo de mudança é demorado e esperamos que os índices sobre a prática de leitura do brasileiro cresçam nos próximos anos.
Porque livros mudam pessoas. Mudam mentalidades. Abrem, arrancam, desconstroem para reconstruir. Duvida?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Voltando para casa

Pois é, galerinha! Estamos voltando para casa! A reforma de nossa escola está terminando e a ansiedade e fim do ano letivo nos trouxe de volta esta semana. Professores e funcionários se desdobram para tentar botar as coisas em ordem, no meio da sujeira, dos materiais pelo caminho e da poeira que faz o povo trabalhar com máscaras (a la Michael Jackson).
Certamente que no ano que vem muitas serão as novidades e o fôlego novo vai ser revigorante! Até lá, então!
Feliz Natal e um excelente Ano Novo a todos!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cris Linardi foi à Bienal



Todos da escola sabem que a aparência pacata de nossa secretária Aline é na verdade uma identidade secreta; sua verdadeira personalidade é a da escritora Cris Linardi. Contudo, ela não se transforma em escritora na medida que precisa salvar o mundo, como uma mulher-maravilha. A escritora e a secretária vivem na mesma pele, são a mesma pessoa. E mesmo quando a Aline deixar de ser secretária continuará servindo ao mundo com suas poesias. Poético, não?

Tudo isso foi para divulgar com muita honra que Cris Linardi foi à São Paulo, no último dia 14, para lançar seu primeiro livro. Trata-se da antologia poética "Mistérios do Meu Ventre", um livro de bolso para os amantes dos textos simples e apaixonados dela. E nós do Miotti não poderíamos deixar de divulgar por aqui também.

No sábado de manhã, Cris autografou seu livro no estande da Editora Multifoco, dentro do pavilhão de exposições do Anhembi em São Paulo, onde acontece a 21ª Bienal Internacional do Livro. Esta foi sua primeira participação na Bienal, bem como de sua editora que é uma criança, tem apenas 4 anos de idade.

Cris também esteve em outro lançamento no sábado à noite, o da antologia "Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos", da Editora Scortecci, que aconteceu no Itaú Cultural. Não é demais?

Todos os alunos e profissionais estão felizes com esse feito da Cris, pois além de ser a realização de seu sonho de infância, é um grande incentivo para todo aquele que almeja publicar seu livro também. Estamos ansiosos para conversar com ela sobre tudo isso nos projetos futuros que teremos em nossa escola, tão logo a reforma acabe. Certamente que viveremos bons momentos com a nossa nova escola!

Acessem o blog da Cris e leiam seu relato sobre "O Dia".


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PROJETO " XO NA ESCOLA " - O LAPTOP EM SALA DE AULA

Oi galera........
Estamos de volta....e com muitas novidades!!!
Todos já sabem que iremos participar de um Projeto em parceria com a UNICAMP, que trará mini laptops para serem utilizados em sala de aula e com possibilidade de que seja utilizado fora da escola.
O projeto está em fase de construção coletiva. Desta construção participam todos os funcionários da escola, alunos, pais e profissionais ligados ao Projeto, junto à UNICAMP.
Já foram realizadas 2 oficinas na escola, sendo uma no dia 07 de Junho e a outra no dia 08 de Julho.
Neste mês, teremos algumas tarefas a serem realizadas, como discutirmos sobre as possibilidades de utilização dos laptops e sugestão do logotipo do projeto.
Fiquem atentos, pois o projeto será construído com a colaboração de todos.....
Bom semestre a todos nós.
Profa. Alcione

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Informativo: Miotti na Copa

Nossa seleção estreia na copa essa semana...
E o Miotti vai junto nessa torcida positiva pelos pupilos de Dunga.
Os jogos da primeira fase de nossa seleção serão:

Brasil vs. Coreia do Norte - 15 Jun 15h30
Brasil vs. Costa do Marfim - 20 Jun 15h30

Portugal vs. Brasil - 25 Jun 11h00


Veja como ficam as aulas em dia de jogo!


sábado, 5 de junho de 2010

Estratégias de Leitura



Por Cris Linardi

Ler por ler não tem graça. É como namorar por namorar. Vivem-se as letras, ou beijos, e não se tem muita compreensão do que está rolando. O bom é ter foco e vivenciar cada situação com bastante intensidade, no sentido de se entender o que se vive. No caso dos livros o importante é o fazer por prazer e dar uma ajudinha quando a leitura se tornar enfadonha.

Eu adotei uma técnica e está funcionando que é uma beleza, então compartilho aqui com vocês. Eu decidi fazer resenha de todos os livros que acabo de ler. Não dos que já li, mas do que termino agora, assim os que já li, terei que ler de novo e fazer uma resenha imediatamente depois, já que a cuca está mais fresca.

terça-feira, 18 de maio de 2010

HOJE - 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ABUSO SEXUAL OU MAUS TRATOS ?


O termo abuso sexual é talvez o mais difundido e popularizado para denominar as situações de violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente as que se referem à violência intrafamiliar, designada também como abuso sexual doméstico, violência sexual doméstica, abuso sexual incestuoso, incesto. Constata-se também que conceitualmente o abuso sexual é considerado e nomeado ora como maus tratos ora como violência. Visando superar essas dificuldades de caráter epistemológico torna-se indispensável clarificar os conceitos de abuso sexual, de maus tratos e de violência. Segundo Gabel (1997), etimológicamente, abuso indica afastamento do uso (“us”) normal. O abuso é, ao mesmo tempo, mau uso e uso excessivo. Significa, pois, ultrapassar os limites e, portanto, transgredir.

Para Ravazzola (1997) “O conceito de abuso que utilizo é amplo e não se esgota na idéia de adicção de substâncias químicas, nem na referência à agressão sexual. Podemos abusar de substâncias e também de outras pessoas, e não apenas sexualmente; o que o abuso implica sempre é um abuso anti-social de algum poder a mais na relação afetada, de tal modo que coloca o abusado ou abusada na condição de objeto e não de sujeito. O abuso refere-se a um estilo, a um padrão, a uma forma de tratamento que uma pessoa exerce sobre outra, sobre si mesma ou sobre objetos, com a característica de que não percebe que produz danos... Quem exerce abuso não aprende a regular, a medir, a dizer, a escutar e respeitar mensagens de si mesmo e do outro...; ou encontrase em contextos nos quais estas aprendizagens foram esquecidas, se diluíram ou perderam força”.

Pequeno trecho extraído do site
leia mais acessando o site
outras informações no portal google

FIQUE ATENTO E DENUNCIE
DISQUE 100

...PODE ESTAR MAIS PERTO DO QUE VOCÊ IMAGINA.....


sábado, 8 de maio de 2010

Se Loga!


Não estou aqui fazendo propaganda, mas é que a TV Cultura é um dos canais abertos mais interessantes da televisão. Num outro artigo estive falando sobre o seriado Tudo Que É Sólido Pode Derreter e hoje falo do Login, um programa ao vivo muito legal, que é apresentado por Roberta Youssef e Fábio Azevedo, de segunda a sexta, sempre às 19 horas.

O programa traz especialistas e pessoas ligadas a assuntos interessantes para um debate muito produtivo e democrático. Além disso conversa ao vivo com os internautas e traz matérias bem legais sobre vários temas divertidos com os colaboradores Gabi FrançaRodolfo Rodrigues.



Semana passada, o pessoal falou sobre a Lei Anti Fumo, sancionada no ano passado e seu impacto na vida dos fumantes e não fumantes, um ano depois. Teve também um debate saudável sobre dois temas ainda muito polêmicos: aborto e homossexualismo.

Um quadro divertido que o programa tem é a perseguição boa que a linda Gabi França faz com uma pessoa comum que tem uma rotina interessante de ser mostrada. Já passaram por lá um DJ e um analista de sistemas que é jogador profissional de vídeogame sendo acompanhados por uma semana pelo programa.

Fica aí a dica para toda a galera do Miotti. Um programa bacana, cheio de entretenimento e novidades para o público jovem.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

GÊNERO, PODER E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES

E M P O D E R A M E N T O


 
          O conceito de EMPODERAMENTO foi desenvolvido pelo educador brasileiro PAULO FREIRE, um dos mais influentes pensadores da Educação do século XX.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quem somos

Este é o blog da Biblioteca Ruth Rocha, a biblioteca escolar da escola pública de ensino fundamental Padre Emílio Miotti localizada na cidade de Campinas, SP.

Desenvolvemos muitos projetos de incentivo à leitura e promovemos eventos que diminuam a distância entre o autor e o leitor a fim de oportunizar experiências ricas para ambos os lados.

Alguns de nossos projetos são:

> Livros São Sementes: projeto referente ao incentivo à leitura com ações efetivas junto à comunidade escolar.
* Já realizamos a I Semana Literária, que aconteceu de 14 a 18/03/2011 e trouxe os autores Felipe Tazzo, Joana Masen, Cícero Edno, Cristina Linardi, Vinnie Fuscaldy, Raphael O Lord, José Oliveira, Paulinho Dhi Andrade, Juliano Sasseron e Pedro Marques para baterem papos e palestrarem para nossa comunidade.
* Trouxemos também a 9ª Exposição Poética Feminina Mulheres Nuas, sob a coordenação do escritor Paulinho Dhi Andrade, de 22 a 26/03.
> Aluno-alutor: projeto voltado para o incentivo, orientação e encaminhamento das produções autorais dos aunos.

Cris Linardi, Vinnie Fuscaldy e o 8º ano C

Por Cris Linardi


Adolescentes são inteligentes. A gente se aproxima pensando que são crianças, mas na verdade não o são. Parecem adultos, mas também não são. São tipo assim, sei lá! Ainda não são. O quê? Nada, só não são. Não se pode é subestimá-los, nem superestimar. Só são isso, só são. É como um penhasco e o mar. Tem o mar, tem o rochedo e tem o precipício. Eles não são nem o mar, tampouco o penhasco, são o precipício. Ainda não chegaram ao fim, mas também não estão no começo. Estão no meio da queda ao desconhecido. Incertezas, ansiedade, medo e vontade, tudo misturado. E o que se tem que fazer se deve fazer logo, o fim está próximo, a vida adulta já está à porta e o bater na água é dolorido. Crescer é dolorido. Mas necessário. Não se é adolescente pra sempre. Nem se será por muito tempo. Portanto, há muito a ser feito em tão pouco tempo.

Confesso que me assustava um pouquinho a ideia de enfrentá-los, bem não é enfrentá-los, é simplesmente estar com eles. Talvez o fato de todos estarem me olhando, cheios de pensamentos a meu respeito, coisas que eu não saberia o que era, de repente, me senti uma adolescente. Cheia de medo e vontade, querer ir e querer ficar.

Minha visita à sala do 8º ano C, na terça, na EMEF Pe. Emílio Miotti foi interessante. Realmente não foi uma coisa planejada, saiu tudo fora do combinado, não o combinado com a professora Marly, mas o combinado de minha mente com o meu corpo. Foi como um ótimo bate papo improvisado, desses sem script ou roteiro. Eu até fiz um, para não me perder, porque me perder é a coisa mais fácil do mundo, é só eu ficar sem fazer nada, quando percebo, me perco. O Vinnie Fuscaldy, meu amigão, nos conhecemos há exatos 1 ano e 4 meses, essas amizades que o tempo vai moldando e tornando sólida. Na primeira visita ele não pôde estar presente, mas desta vez apareceu. Foi mágico, ótimo, excelente. Não nos víamos há meses, mas era como se tivéssemos estado juntos no dia anterior. Está mais animado, diferente do dia em que dediquei-lhe o poema “Náufrago de Mim”. Pois bem, eu o postei aqui, lembram? Ela virou música, poesia em mão de músico bom dá nisso, vira coisa linda melódica. Na faculdade nos comparavam aos Tribalistas, voz, violão e poesia. Ah e a meia-lua. Eu esqueci de levá-la porque me considero poetisa e não cantora. Eu canto, antigamente as paredes eram minha única platéia, parafraseando com a música “Canção Pras Paredes”, do Di-Fusão, a banda do Vinnie. Linda, tá no My Space dele, depois eu coloco os links correspondentes. Eu sempre falo pros meus amigos e chegados: eu sou poeta, por consequência componho, e por acaso eu canto. Minha amiga Regina já disse: Chico falava isso! Eu rio, né? Até fico orgulhosa, não é todo mundo que tem o dom de compor e cantar, eu só preciso ver tudo isso do jeito que os outros veem. Meu olhar é simples, cantar é só uma emissão de som doce que sai da boca. Não foi em escola de canto que aprendi a cantar, eu nem sei quando começou. Só sei que gosto muito e quando faço, é como se junto com a melodia saíssem também minhas aflições. Como se o som da minha voz tivesse o poder de queimar o mal do mundo, fazê-lo desaparecer como quando a gente limpa o quintal sujo com água cristalina. Mas acho que o que atrapalha é quando alguém começa com essa história de se profissionalizar, fazer a coisa de forma menos amadora, mas quem disse que não quero ser amadora? Eu sou amadora em tudo que faço! Ora, pois…

Continue lendo aqui.
* também publicado em Os Letreiros.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Marca de Uma Lágrima

A Marca de Uma Lágrima
Pedro Bandeira
Ano: 1985

A Marca de Uma Lágrima marcou minha adolescência. Não, não! Não era adolescente em 1985, data do lançamento. Eu o fui no início dos anos 90 e li o livro nessa época. Os livros traspassam a linha do tempo, bem como toda forma de arte. Pedro Bandeira é um autor genial de histórias que misturam suspense e romance juvenil. Este foi meu primeiro contato com seus livros.

Isabel é uma jovem que se acha gorda e feia. Ela vive um amor platônico por seu primo, Cristiano. Acontece que sua melhor amiga, Rosana, se apaixona por ele. Em nome da amizade e já que Isabel não contara para a amiga sobre sua paixão antes desta, resolve ajudá-la, escrevendo versos apaixonados para Rosana entregar como se fossem seus.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Uma Visita Inesperada

Na última terça-feira o 8º ano B recebeu uma visita diferente. A professora Marly trouxe uma escritora para conversar com os alunos sobre criação literária, processo criativo e a timidez em mostrar o que se escreve. A autora de poesias e contos chama-se Cris Linardi e teve seus textos declamados em sala, ao vivo e a cores. Ela publica por aqui também, sabe por quê? Quer descobrir? Dá uma olhada no blog dela e descubra. Depois, conta pra gente! É só deixar um comentário!

terça-feira, 13 de abril de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Semana da Água

Essa semana foi repleta de atividades...
O dia mundial da água (22/03) foi o mote para inúmeras discussões e trabalhos. Os professores desenvolveram, dos pequeninos aos maiores, reflexões sobre a importância e a utilização responsável desse recurso. Selecionamos dois vídeos relacionados com a temática e publicamos a redação Um mundo sem água da aluna Bárbara Alves de Godoy Silva (8º Ano C).


quinta-feira, 11 de março de 2010

GÊNERO, PODER E EMPODERAMENTO DAS MULHERES (1)

          Os problemas ligados a questões de poder têm sido um dos principais entraves aos projetos de desenvolvimento. Mas ao contrário do que os apressados possam imaginar, estes problemas não se referem exclusivamente a hierarquia funcional ou as esferas de decisão. Eles fazem parte do cotidiano do trabalho, nas relações entre os técnicos, entre técnicos e a comunidade, dentro da própria comunidade. Apesar de se manifestarem mais explicitamente na aplicabilidade das ações específicas do enfoque de gênero, eles estão presentes em todos os componentes desses projetos.

terça-feira, 9 de março de 2010

Homenagem às Mulheres

O Dia Internacional da Mulher foi instituido pela ONU em meados da segunda metade do século XX. Essa data retoma e reconhece as inúmeras lutas travadas pelas mulheres na Europa e nos EUA nas primeiras décadas do século passado, bem como os movimentos políticos liderado por elas na década de 1960.
Não esquecemos das mulheres de nossa escola. Além da reflexão sobre o papel da mulher na constituição do mundo moderno, dos mimos oferecidos às professoras, PARABENIZAMOS TODAS AS MULHERES! E, para prosseguir as homenagens, durante esse mês, postaremos artigos e reportagens que discutam o papel, os avanços e dificuldades enfrentadas pela mulher moderna.

Laptop nas aulas do Miotti


Desde a última quinta-feira (04/03/2010), nossa escola é citada na mídia como integrante de um projeto inovador. Num futuro próximo, cada aluno do Miotti terá um laptop para usar durante as aulas. A introdução de laptops nas salas é o mote do movimento One Laptop per Child (OLPC - Um Computador por Criança). Para concretização dessa ideia o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas firmaram um convênio que beneficiará nossa escola. Segundo o professor José Armando Valente, pesquisador do NIED, a escola inicialmente receberá a estrutura necessária e, a posteriori, a tecnologia torna-se-á parte integrante das práticas escolares.

Estamos entusiasmados com o processo de efetivação do projeto. E, na medida em que novidades apareçam, postaremos no Cyber espaço do Miotti. Aguardem!
(Para ler a reportagem na íntegra e saber mais sobre o assunto veja o site da Unicamp)
Massa para Biscuit


Ingredientes

2 xícaras de cola branca
2 xícaras de amido de milho (tipo maisena)
2 colheres (de sopa) de óleo de soja
1 colher (de sopa) de vinagre branco ou de limão
1 colher (de sopa) de creme para as mãos sem silicone (para sovar a massa)


Preparo no Microondas


Misturar muito bem todos os ingredientes, exceto o creme para as mãos; levar ao microondas na temperatura máxima, por aproximadamente 2,5 minutos, mexendo com uma colher de pau a cada 1 minuto, até formar uma bola. Colocar o creme em cima de uma superfície fria e sovar a massa até que fique bem lisa. Embalar bem.


Preparo no fogão


É igual ao preparo no microondas, porém tem que se levar toda a mistura ao fogo mínimo numa panela e mexer, continuamente, com uma colher de pau, até formar uma bola grudenta.


Dicas


• A massa deve ser guardada em recipiente bem fechado e não necessita ir para a geladeira.
• Para tingir a massa pode-se usar tinta óleo, guache ou tinta para tecido.
• É importante saber que a massa reduz de tamanho e escurece até 3 vezes mais depois de seca.
• A massa pura torna-se transparente depois de seca; para se obter uma tonalidade uniforme e que a transparência desapareça completamente, convém agregar à massa um pouco de tinta branca e depois a cor que desejar. Amassar muito bem para não ficar com manchas.
• Para tingir a massa de branco, deve-se usar tinta a óleo na cor branco titânio. Para pintar a peça de branco, depois de modelada, usa-se tinta a óleo na cor branco zinco.
• Quando a massa estiver um pouco dura, acrescente um pouco de água e amasse novamente.
Profa. Luizete

Colaboração da Profa. Ângela
Projeto Biscuit

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Mundo Fantástico do Faz de Conta

Por Cris Linardi *
Um novo ano letivo, 2010, e novas ideias para o Blog da Escola Emílio Miotti. Com os rumores de movimentações mais efetivas aqui no nosso Cyber Espaço, eu resolvi publicar um artigo que escrevi em um dos blogs que posto com frequência chamado Os Letreiros.
Deem uma lida, assistam e se divertam...
Que ler é uma viagem, todo leitor sabe. Mas são muitas as maravilhas que se pode descobrir com essa simples atividade que é a leitura. Quem não tem esse hábito e foge de qualquer objeto que se abra e tenha páginas juntas, literalmente não sabe o que está perdendo. No entanto, evangelizar um não leitor não é tarefa tão difícil. Como tudo na vida, cada um tem o seu momento, sua época de virar um leitor assíduo. E garanto: todos têm esse potencial, basta querer.
Eu tenho um amigo assim e ele chegou a dar uma 'mini-entrevista' no blog da escola onde trabalho sobre como passou de não leitor a leitor assíduo. Na biblioteca bastou a bibliotecária indicar-lhe um livro da diva do crime Agatha Christie, para meu amigo mergulhar num universo tão inebriante e envolvente que ele só sossegou ao ler a última linha. Descreveu mais tarde, a atividade como a mais prazerosa e diferente de sua vida. Realmente é uma experiência e tanto, e a primeira vez é inesquecível.

A Influência da Mídia
Anúncios são muito influenciadores, mas as novelas e filmes têm uma forte influência na mente do telespectador que os assiste. Não é à toa que autores têm se engajado em fazer campanhas de conscientização de alguma coisa em suas obras, eles são sabedores do poder que tem.
Eu sempre me questionei o motivo de não ver leitores assíduos nas telenovelas ou diálogos acerca de literatura, ou ainda ambientes como livrarias e bibliotecas sendo mais presentes. Conclui, falando de forma sarcástica, que para isso o telespectador teria que abandonar a novela e abrir o livro.

Boas Ideias em Prol da Leitura

A TV Cultura lançou, no primeiro semestre do ano passado, um seriado chamado “Tudo Que é Sólido Pode Derreter”, trazendo literatura para ser encenada e discutida dentro da televisão como algo vivo e libertador. A personagem Thereza, interpretada pela atriz Mayara Constantino, vive um mundo de descobertas diárias e suas vivências têm forte paralelo com os livros que lê. Cada capítulo leva o nome de uma obra da literatura brasileira ou portuguesa, prestando assim um duplo serviço de incentivo à leitura e disseminação do conhecimento.
O capítulo exibido na última segunda-feira, o 10º da série, chamava-se “Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”, nome do livro de Clarice Lispector. Ao começar a lê-lo, Thereza literalmente entra na história, vivencia as mesmas dores da personagem Lóri e as descobertas de seu amor por Ulisses. Neste ponto de sua vida, a jovem vive os mesmos dilemas da personagem criada por Clarice, no tocante ao amor, ela descobre-se apaixonada pela primeira vez e tem medo.
Ao iniciar a leitura, Thereza entra na sala de Lóri. Esta tem a aparência de sua mãe, pois a garota vive alguns conflitos com ela, como a maioria das adolescentes. As duas experimentam o estranhamento inicial de duas pessoas que não se conhecem, mas ao mesmo tempo são próximas; a menina está lendo a história da mulher.
Essa relação é totalmente insólita e ao mesmo tempo aconchegante. Thereza dialoga com Lóri, ambas se conhecendo, conversando, comendo juntas, aos poucos vão ficando íntimas. As duas refletem sobre o amor, suas buscas, o que querem, o que devem fazer. Num certo momento, Thereza exclama extasiada: “Deveriam parabenizar a Clarice Lispector por fazer suas leitoras se identificarem tanto”. Lóri a lembra: “A Clarice já morreu”.
Alguém leu a postagem no meu blog intitulada “A Relação Escritor-Leitor”? Trata deste mesmo tema, de como o leitor entra na obra, de como o escritor fica tempos na cabeceira de alguém que lhe é desconhecido. E o mais curioso é que, por vezes, dependendo do leitor, o escritor lhe é desconhecido também. Alguns não se interessam pelo autor, importa-lhes somente a obra e não há nada de ruim nessa relação platônica, é só uma característica.
No fim, Thereza entendeu por que o livro começa com uma vírgula e termina com dois pontos: é um período da vida de Lóri. O amor pode ser pura aprendizagem ou só prazer.
Se você ainda não assistiu, aconselho-te a assistir. A trilha sonora também é das melhores, com Érika Machado, Fernanda Takai e Tiê.

Referências:

Site Oficial da Série
Definição na Wikipédia
Sobre o Livro
Todas as fotos utilizadas são do site oficial da série.
* Cris Linardi é o pseudônimo de escritora de Aline Nardi, a secretária da EMEF Pe. Emílio Miotti. Ela publica seus textos aqui: http://cristinalinardi.blogspot.com. Gostou? Escreva para ela: cristina.linardi@hotmail.com.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mostra de Trabalhos

Acontece no próximo sábado a Mostra de Trabalhos de Alunos. Serão apresentados à comunidade escolar os trabalhos realizados pelos alunos durante o 1º Semestre deste ano.
São maquetes, cartazes, painéis, além de apresentação em telão das fotos dos eventos realizados em nossa escola.
No dia acontecerá a venda de pastéis, refrigerantes e sorvetes.
O evento acontecerá das 10:00 às 14:00 horas e é aberto a toda a comunidade escolar e do bairro do Jardim Santa Lúcia e imediações.
Não deixe de prestigiar os trabalhos de seus filhos.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Atualizações

Olá, pessoal!

O Blog precisa de mais agitação, porém muitas vezes fica difícil atualizá-lo com muita frequência, pois como a manutenção é feita pela Aline da secretaria, e não por um professor, as novidades e tudo o que rola dentro das salas e dos projetos fica um pouco inacessível. Portanto... se você que é aluno ou professor está fazendo algum trabalho legal e gostaria de divulgá-lo, por favor, mande-nos um email! Pode ser para emef_pem@yahoo.com.br, mas é imprescindível que o assunto contenha a frase: "Artigo para o Blog da escola - A/C Aline". Você também pode mandar um email direto para a Aline, o email dela é: aliqualtieri-comercial@yahoo.com.br, aí, com certeza seu artigo será analisado e publicado. Pode mandar fotos também, desde que as mesmas tenham relação com o assunto.
Ah, e se você também tem algum talento que queira compartilhar, escreve, faz música, desenha, faz artesanato etc, mande-nos uma breve descrição de sua atividade e uma foto, se tiver. Certamente toda a comunidade escolar vai se amarrar!

Um grande abraço!

Conquistas no JEM

Nossas alunas da equipe de Futebol Infantil Feminino trouxeram muita alegria para a escola ao ganharem medalha de ouro nos Jogos Escolares Municipais. O time de Basquete Feminino ganhou a medalha de bronze e nossas equipes masculinas, apesar de não conquistarem medalhas, tiveram ótimo desempenho.

Nossas atletas do Futebol Feminino são:
Ana Paula Tavares
Ana Paula
Andréa
Carol
Jennifer
Larissa
Patrícia
Silmara
Yara
Yane
Yamara

Nossas atletas do Basquete Feminino são:
Andréa
Jennifer
Larissa
Patrícia
Yara
Yane

Parabéns!!!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Até logo, D. Luzia!


Na última semana de junho nossa escola fez uma homenagem à nossa mais célebre funcionária, D. Luzia. Ela se aposentou no dia 01/06 depois de 28 anos de trabalho prestado nesta unidade com muito amor e dedicação.
D. Luzia era uma das funcionárias há mais tempo na escola, estava aqui desde sua fundação, em 1980.
Os netos de D. Luzia são alunos de nossa escola e aqui ela fez parte da história de nossa escola e a escola também fez parte de sua história de vida.
Alguns alunos fizeram homenagens com declamações de poemas escritos por eles mesmos e música.
D. Luzia faz parte desta escola, assim como tantos outros funcionários e professores que por aqui passaram. Tantos alunos que se formaram aqui ou tiveram um pouco de sua vida escolar vivida aqui na escola; tão inesquecíveis quanto essa mulher de fibra, D. Luzia.
Ainda está estranho não ouvir a voz de D. Luzia ecoar pelos corredores, levando alunos para a sala de aula ou organizando o intervalo... Jura-se que ela ainda está aqui, tamanha sua falta. Mas de vez em quando ela ainda aparece para matar saudades em cada canto que passa.

Dona Luzia... Quanta saudade!! Que descanse bastante, pois a vida escolar é agitadamente irriquieta.